Leia também:
X General assessor da Defesa protesta contra eleição de Lula

Bolsonaro mantém silêncio 18 horas após resultado da eleição

Presidente está inacessível para maior parte dos aliados

Pleno.News - 31/10/2022 10h15 | atualizado em 31/10/2022 14h49

Presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/André Coelho

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se mantém em silêncio há mais de 18 horas após a derrota no segundo turno para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até às 14h desta segunda-feira (31), o presidente não havia se pronunciado em público ou em suas redes sociais.

Bolsonaro recebeu a visita do filho mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por volta das 7h40. O parlamentar chegou ao Palácio da Alvorada, em Brasília, dirigindo seu carro. O coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, também chegou cedo à residência oficial.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Lula eleito às 19h57. Bolsonaro não se pronunciou sobre o resultado na noite de domingo (30).

Isolado no Palácio do Alvorada, em Brasília, o presidente ficou inacessível para a maior parte dos aliados e atendeu apenas alguns interlocutores por telefone. O chefe do Executivo se recusou a receber ministros, parlamentares e pastores que tentaram se encontrar com ele.

Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações) e Adolfo Saschida (Minas e Energia) tentaram falar com o presidente, mas não foram recebidos. O mesmo ocorreu com o assessor do gabinete pessoal dele no Palácio do Planalto, José Vicente Santini, e o publicitário da campanha Sérgio Lima.

Depois do fechamento das urnas, às 17 horas, um comboio de veículos saiu do Alvorada e foi até a Granja do Torto, outra residência oficial em Brasília, onde fica o ministro da Economia, Paulo Guedes. Os carros voltaram às 21 horas para o Alvorada e a Bandeira do Brasil foi erguida, sinalizando que o presidente estava no local. Às 22 horas, as luzes do palácio foram apagadas.

*AE

Leia também1 Diferença entre Lula e Bolsonaro foi de 2,1 milhões de votos
2 Após eleições, caminhoneiros fecham rodovias em 11 estados
3 Deputado do caso dos "dólares na cueca" aparece com Lula
4 Lula venceu em 13 estados, e Jair Bolsonaro em 14
5 Zelensky parabeniza Lula: 'Amigo de longa data da Ucrânia'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.