Leia também:
X Em nova entrevista, Lula diz que Bolsonaro “é um doente”

Bolsonaro lança obra de nova ponte entre Brasil e Paraguai

Presidente Mario Abdo Benítez também participou do ato

Jade Nunes - 11/05/2019 08h46 | atualizado em 11/05/2019 09h37

O presidente Jair Bolsonaro e o chefe de governo do Paraguai, Mario Abdo Benítez, voltaram a mostrar sintonia nesta sexta-feira (10) em seu terceiro encontro desde janeiro.

Eles participaram de um ato na fronteira que deu início às obras da nova Ponte da Integração que unirá os dois países, um projeto discutido há mais de 30 anos.

No evento, realizado em Foz do Iguaçu, os dois presidentes colocaram a pedra fundamental da ponte que passará pelo rio Paraná e unirá essa cidade com a paraguaia Presidente Franco.

Durante o ato, Bolsonaro e Abdo Benítez reafirmaram sua amizade, baseada “nos valores democráticos” que compartilham, segundo afirmou o presidente do Paraguai em discurso.

– Como é bom ter países vizinhos e amigos como esse do estado do Paraguai. Juntos, somamos força. Juntos, proporcionaremos dias melhores aos nossos povos e para nós como políticos. Não existe prêmio maior do que a satisfação do dever cumprido – destacou Bolsonaro sobre a construção da ponte.

Antes do ato protocolar, Bolsonaro e Abdo Benítez tiveram uma rápida reunião privada, segundo informaram à Agência Efe fontes da presidência paraguaia, embora não tenham revelado o conteúdo dessa conversa.

A nova via permitirá descongestionar a Ponte Internacional da Amizade, a única que até agora une ambas as nações, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, segunda maior cidade paraguaia, e pela qual circulam 39 mil veículos por dia, gerando congestionamentos constantes.

O custo da nova infraestrutura é estimado em R$ 462,9 milhões que serão financiados pelo lado brasileiro da Itaipu Binacional, que administra a represa homônima compartilhada por Brasil e Paraguai.

A ponte, cuja construção gerará entre 300 e 400 postos de trabalho para paraguaios e brasileiros, terá 760 metros de comprimento e 19,80 metros de largura.

A execução do projeto será desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) através de um convênio com o governo do Paraná.

Por sua vez, o Paraguai ficará a cargo da construção das alfândegas e das conexões viárias que unirão a futura ponte com a rede viária paraguaia, com um orçamento que chega a 150 milhões de dólares (R$ 593,5 milhões), segundo o Ministério de Obras Públicas do país.

A duração dos trabalhos durará, pelo menos, 36 meses.

Em março, Bolsonaro recebeu o presidente paraguaio com honras de Estado em Brasília, onde concordaram em reforçar o perfil comercial do Mercosul, bloco econômico que integram junto com Argentina e Uruguai.

Alguns dias antes os dois haviam se encontrado na represa de Itaipu por conta da nomeação do diretor brasileiro da represa.

Naquela ocasião, Bolsonaro homenageou, na presença de Abdo Benítez, o ditador paraguaio Alfredo Stroessner (1954-1989) por ser um dos promotores da construção de Itaipu.

Também nesta sexta-feira, Bolsonaro fez referência ao passado dos dois países.

– Se no passado os presidentes eram militares e nos legaram grandes obras, no presente os presidentes são “paraquedistas” e, talvez, por estarem mais perto do céu, têm os melhores sonhos para os povos. Que bom estarmos em um país onde as velhas ideologias foram deixadas para trás – declarou Bolsonaro.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Juiz Marcelo Bretas fala sobre rotina de exercícios físicos
2 Datena se reúne com Eduardo Bolsonaro e pode ir para o PSL
3 Temer pode cumprir pena em quartel da Polícia Militar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.