Leia também:
X Doria passará por cirurgia para correção de uma hérnia

Bolsonaro irá ao STF por omissão sobre o ICMS dos combustíveis

Presidente disse que pretende apresentar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade nesta sexta-feira

Pleno.News - 02/09/2021 20h53 | atualizado em 03/09/2021 11h21

Presidente da República, Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

Seguindo em sua ofensiva contra os governadores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (2), que o governo entrará amanhã com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta “omissão” dos estados na cobrança de ICMS sobre os combustíveis.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que os governadores ferem a Constituição Federal ao cobrar ICMS de forma proporcional.

– Tem que ser um valor nominal fixo […] O parlamento vai ter que decidir como fazer isso aí, determinar um prazo para os governadores fixarem o valor – acrescentou.

A apoiadores, o presidente tem defendido que a recente alta nos combustíveis, com impactos diretos na inflação, deve-se aos impostos estaduais, sem citar, contudo, o efeito do dólar forte (em relação ao real) sobre os preços. Governadores como João Doria (PSDB), de São Paulo, têm rebatido o presidente nas redes sociais, destacando que a taxa incidente sobre o ICMS é a mesma há anos.

Ainda na live de hoje, Bolsonaro voltou a dizer que quer aprovar uma lei que obrigue a descrição dos impostos cobrados nos combustíveis.

– Aí o eleitor pode realmente achar o que deve contestar. Se for imposto federal, vem para cima de mim. Se achar que é imposto estadual, vai para cima dos governadores – afirmou.

Sobre a crise hídrica, o presidente repetiu que é “obrigado a botar bandeira vermelha” devido ao baixo nível dos reservatórios. O Ministério de Minas e Energia, no entanto, ainda não fala em racionamento de energia.

*AE

Leia também1 Bolsonaro defende liberdade: 'Passaporte da Covid é um crime'
2 Jair Bolsonaro nega demissão de Queiroga e critica a imprensa
3 "Ninguém precisa temer o 7 de setembro", destaca Bolsonaro
4 Queiroga nega boatos: "Eu não pedi demissão, nem vou pedir"
5 Mudança no TSE facilita registro do Aliança Pelo Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.