Bolsonaro indica ministro do TCU para assumir embaixada
Raimundo Carreiro já foi publicamente elogiado pelo presidente
Pierre Borges - 22/11/2021 14h22 | atualizado em 22/11/2021 15h11
A indicação do presidente Jair Bolsonaro para que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, assuma a embaixada do Brasil em Portugal foi oficializada nesta segunda-feira (22). Ela havia sido feita na última sexta (19), mas só foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
O ministro mantém uma boa relação com Bolsonaro, que o elogiou publicamente durante a cerimônia de abertura do leilão do 5G, realizada no início do mês.
– Não tem quem não seja apaixonado pelo [Raimundo] Carreiro. Não tem. É uma das pessoas que marcou a posição nesse evento, desde quando trabalhava no Senado. [É] Amigo de todo mundo. Se Deus quiser, vai para Portugal brevemente. Não por minha vontade. Por mim, não iria. Mas vai porque merece – disse o presidente na ocasião.
Carreiro, porém, foi alvo de um pedido de suspeição no mesmo dia em que foi indicado. O deputado Elias Vaz, integrante da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, apontou que o ministro também é relator da fiscalização dos gastos do cartão corporativo de Bolsonaro e que a indicação pode configurar um conflito de interesses.
– Eu acho que um ministro que está tendo esse tipo de relação com o presidente deveria se declarar suspeito e colocar outro ministro para julgar. Diante das circunstâncias, a melhor saída é o reconhecimento da suspeição – argumentou o autor do pedido.
Leia também1 Bebê emociona ao ouvir pais pela 1ª vez, com aparelho auditivo
2 Bolsonaro: "Enem teve questão ideológica, mas está mudando"
3 Moradores retiram 8 corpos de mangue em comunidade no RJ
4 Bolsonaro critica perseguição: "O cara brocha em casa e me culpa"
5 Bolsonaro chega com Maurício Souza no Palácio do Alvorada