Leia também:
X PT acusa Sergio Moro e PF de “armação” contra o partido

Bolsonaro foi alvo de hack por usar celular comum, diz jornal

Presidente afirmou que aparelho criptografado é pouco prático

Camille Dornelles - 25/07/2019 12h04 | atualizado em 25/07/2019 12h44

Presidente Jair Bolsonaro é o mais ativo nas redes sociais Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Justiça revelou que o presidente Jair Bolsonaro também foi alvo de ataques hacker no celular. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o líder do Executivo possui um celular criptografado, seguro de ataques, mas insiste em usar um aparelho comum.

Em conversas reservadas, Bolsonaro reclama que o aparelho protegido é pouco prático, uma vez que ele não permite a instalação de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Twitter e Instagram.

A ideia é tornar o dispositivo mais operacional, com um aplicativo de mensagens próprio que seja mais moderno. A avaliação do setor de inteligência é de que o Telegram e o WhatsApp não são totalmente confiáveis.

O telefone criptografado, chamado TCS (Terminal de Comunicação Segura), só permite a comunicação criptografada com outros aparelhos similares, que são distribuídos apenas a integrantes do alto escalão.

Bolsonaro falou sobre a escolha durante a posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Tecnologia (Abin).

– Eu estou com o mesmo telefone e não tenho sistema criptografado nenhum. Se invadir, pode achar uma piada, uma brincadeira – declarou o presidente.

Após os ataques, o ministro Sergio Moro afirmou que “por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao presidente da República”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira (23). Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Presidente da República.

*Folhapress

Leia também1 Jair Bolsonaro também foi alvo de hackers, diz Moro
2 Polícia Federal procura o mandante de ataque a Moro
3 Advogado: "Hacker queria vender mensagens para o PT"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.