Leia também:
X Fux prepara discurso de resposta a Bolsonaro para esta quarta

Bolsonaro fará reunião com ministros nesta quarta-feira

Presidente participará de encontro do Conselho do Governo

Pleno.News - 07/09/2021 20h56 | atualizado em 08/09/2021 11h26

Presidente Jair Bolsonaro fará reunião com ministros nesta quarta-feira Foto: Marcos Corrêa/PR

Citada pelo presidente Jair Bolsonaro em seu discurso durante as manifestações de 7 de setembro em Brasília, a reunião do Conselho da República não vai ocorrer amanhã.

Ministros da área política disseram ao Estadão que o encontro, previsto para esta quarta-feira (8), às 9h30, é do Conselho do Governo, integrado pelos ministros do próprio governo e pelo vice-presidente, Hamilton Mourão.

No discurso, Bolsonaro disse que os presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também participariam, mas nenhum deles ainda foi convidado.

– Amanhã, estarei no Conselho da República. Juntamente com os ministros. Para nós, juntamente com o presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos deveremos ir – disse Bolsonaro no palanque da capital federal.

O Conselho de Governo que se reúne amanhã tem caráter consultivo, para discutir ações do governo. É o próprio presidente quem convoca os membros para a reunião e designa um deles para presidir o encontro.

É possível que um dos temas da pauta do encontro desta quarta seja justamente a hipótese de convocar o Conselho da República.

Segundo pessoas que acompanham o assunto, a Casa Civil da Presidência da República, que é a responsável por organizar as reuniões, não estava trabalhando para promover qualquer encontro e foi pega de surpresa pela fala de Bolsonaro em Brasília.

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não chegaram sequer a ser convocados oficialmente para o encontro, segundo assessores.

Fux, que não participa formalmente do Conselho da República, já afirmou por meio de sua assessoria que não iria a qualquer reunião do colegiado, uma vez que não faz parte dele, de acordo com a previsão constitucional. Nos últimos meses, os dois têm sinalizado que não apoiarão tentativas de ruptura institucional por parte de Bolsonaro.

Em seu discurso em São Paulo, onde manteve o tom de críticas ao Supremo, Bolsonaro não mencionou qualquer encontro com integrantes de outros poderes.

*AE

Leia também1 Saiba o que é o Conselho da República, citado por Bolsonaro
2 Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro na Avenida Paulista
3 É hora da Câmara e do Senado tomarem ação, diz presidente da OAB
4 Zé Trovão muda o plano e avisa que não vai mais se entregar
5 Oportunista, Mamãe Falei acaba sendo expulso de manifestações

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.