Leia também:
X Bolsonaro diz que Damares comanda ministério mais difícil

Bolsonaro fala em “tomar uma decisão” se STF aprovar novo marco temporal

Presidente disse entender que esse novo marco temporal simplesmente enterra o Brasil

Henrique Gimenes - 15/12/2021 21h41 | atualizado em 15/12/2021 21h42

Presidente Jair Bolsonaro fala em tomar uma decisão se o STF aprovar o novo marco temporal Foto: Clauber Cleber Cetano/PR

Nesta quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a questão do marco temporal, que está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que terá que “tomar uma decisão” se a Corte aprovar o novo marco. A declaração foi dada ao participar de um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A tese do marco temporal define que os povos tradicionais indígenas só poderiam reivindicar terras que já estavam ocupadas à época da promulgação da Constituição, em outubro de 1988. O relator do caso é o ministro Edson Fachin, que votou contra a tese, o que poderia aumentar o número de terras destinadas aos indígenas.

Ao comentar a questão, Bolsonaro afirmou que, se o novo marco temporal for aprovado, o Brasil será enterrado.

– Fachin votou pelo novo marco temporal. Não é novidade. Trotskista, leninista […] Mas sabemos, se perdermos, eu vou ter que tomar uma decisão, porque eu entendo que esse novo marco temporal simplesmente enterra o Brasil – apontou.

Durante o evento, Bolsonaro também falou sobre a decisão do STF a respeito do passaporte da vacina para viajantes que vierem do exterior.

– Enfrentamos uma batalha nesta semana com nosso prezado advogado geral da União, com 1 ministro do Supremo dando liminares que não estavam de acordo com ordenamento constitucional. Nosso prezado AGU soube contra-argumentar, entrar com recurso e chegamos naquilo que era lógico. A vacina quem quer tomar toma. Quem não quer é o direito dele. Isso chama-se liberdade – destacou.

Leia também1 Moro perde ação que queria derrubar vídeo do Terça Livre
2 Em voto, Barroso 'recua' e libera entrada de brasileiros sem passaporte da vacina
3 "Decisão de Moraes expõe 'briga' de parte do STF e a PGR", diz Waack
4 Bolsonaro testa negativo e estará na posse de Mendonça, no STF
5 Heleno diz tomar remédio para evitar "atitude drástica" de Bolsonaro contra o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.