Bolsonaro explica mudança em atualização da Covid-19
Presidente destacou importância de evitar subnotificação e inconsistências
Ana Luiza Menezes - 06/06/2020 16h51

Neste sábado (6), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para confirmar que o governo adotou novas diretrizes para divulgar atualizações de dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele explicou que o Ministério da Saúde fez uma adequação quanto à prestação de informações sobre casos e mortes.
– As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados – esclareceu Bolsonaro.
O boletim divulgado pela pasta, na sexta-feira (5), apresentou número de recuperados, novos casos e mortes registradas nas últimas 24 horas. Antes da mudança na divulgação dos dados eram informados os números totais da doença, desde o início da pandemia.
– A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação – declarou Bolsonaro.
Também como parte da alteração, as informações passaram a ser divulgadas por volta das 22 horas.
– Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão – escreveu o Chefe do Executivo.
2- A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
Leia também1 Governo envia equipamentos contra Covid para o Amazonas
2 Wizard acusa governadores de inflacionar óbitos da Covid-19
3 The Lancet se desculpa por artigo contra a cloroquina
4 SP: Justiça proíbe atos pró e contra Bolsonaro na Paulista