Leia também:
X Servidores do MP e Judiciário não podem advogar, diz STF

Bolsonaro explica ao STF onde Eduardo Leite “enfiou a grana”

Presidente enviou documento falando sobre uma crítica ao governador do Rio Grande do Sul

Henrique Gimenes - 19/06/2021 20h30 | atualizado em 22/06/2021 11h39

Bolsonaro afirma que não tem medo de mudanças
Presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro apresentou explicações sobre uma declaração que fez a respeito do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). De acordo com o documento, o presidente afirmou que o político fez uma má gestão dos recursos de saúde.

A explicação foi dada em uma ação movida por Leite após Bolsonaro questionar, em março, durante entrevista à TV Band, o uso que o político fez de recursos enviados pelo governo federal para o combate à Covid-19. A declaração foi feita ao apresentador José Luiz Datena, no Brasil Urgente. Bolsonaro chamou Leite de “péssimo administrador” e questionou onde ele “enfiou essa grana”.

– [Onde] O governador do Rio Grande do Sul, que fala muito manso, muito educadamente, uma pessoa até simpática, mas é um péssimo administrador, enfiou essa grana? Eu não vou responder pra ele. Mas eu acho que eu sei onde ele botou essa grana toda aí. Não botou na Saúde – afirmou.

Após a entrevista, o governador do Rio de Grande do Sul decidiu acionar o STF pedindo que o presidente esclarecesse a fala. Gilmar Mendes considerou a solicitação de Eduardo Leite é “pertinente” e deu um prazo para que Bolsonaro apresentasse as explicações.

No documento, o presidente afirma: “Ao comentar sobre gestão dos recursos públicos pelo governador, que teria recorrido às verbas destinadas à Saúde para adimplir a folha do funcionalismo local, não atribuí ao interpelante a prática de qualquer crime, mas apenas sugeri uma má escolha de ordem política, o que é perfeitamente compatível com o debate público. De fato, em nenhum momento acusei-o de crime, mas de má-gestão”.

Leia também1 Bolsonaro elogia policiais e diz que Lázaro será capturado
2 Bolsonaro acompanha evento da Marinha no Rio de Janeiro
3 Malafaia denuncia "jogo sujo da Globo com os canalhas da CPI"
4 MPE quer multar Bolsonaro por exibir camisa com alusão a 2022
5 Bolsonaro tem 7 candidatos para lugar de Marco Aurélio no STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.