Leia também:
X “Espero estar à altura”, diz novo ministro de Minas e Energia

Bolsonaro exonera Rodrigo Cruz, número 2 do Ministério da Saúde

Assessor especial da pasta, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, assumirá o posto

Pleno.News - 11/05/2022 09h31 | atualizado em 11/05/2022 10h03

Rodrigo Otávio da Cruz Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou, a pedido, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz, nesta quarta-feira (11). Assume o posto Daniel Meirelles Fernandes Pereira, que ocupava o cargo de assessor especial na pasta, atuando próximo ao ministro Marcelo Queiroga. A troca no comando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11).

O novo secretário é graduado em direito e é especialista em regulação de saúde suplementar. A posição é considerada a “número 2” da pasta e tem papel estratégico nas tomadas de decisão na Saúde.

Daniel Pereira também foi diretor-adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e chegou a ser indicado por Bolsonaro e aprovado no Senado para assumir uma vaga na direção na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano. Na ocasião, a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa) emitiu nota contra o nome dele.

Rodrigo Cruz assumiu o cargo na pasta da Saúde por indicação do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas em março de 2021. Ele foi responsável por operações como o transporte de máscaras da China e o transporte de medicamentos.

Cruz é servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura e é mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Ele havia assumido a pasta em um movimento do governo de trocar militares que ocupavam cargos em secretarias estratégicas na gestão da pandemia.

Antes de Cruz, o coronel Antônio Élcio Franco Filho ocupou o cargo. Ele foi um dos indiciados pela CPI da Covid após prestar esclarecimentos aos senadores sobre suas ações nas compras e abastecimento de insumos para os estados durante a crise sanitária.

*AE

Leia também1 Bolsonaro nomeia novo ministro para a pasta de Minas e Energia
2 "Espero estar à altura", diz novo ministro de Minas e Energia
3 Congresso aprova alteração na escolha de ministros do STF
4 Padre é afastado após atropelar suspeito de furtar igreja
5 Randolfe aciona o TSE para PL não auditar as urnas eletrônicas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.