Leia também:
X Carla Zambelli promete expor conversas inéditas com Moro

André Mendonça toma posse na Justiça e José Levi na AGU

Durante a cerimônia, presidente Jair Bolsonaro discursou e disse ter certeza que nomeará Alexandre Ramagem para a PF em breve

Henrique Gimenes - 29/04/2020 16h04 | atualizado em 29/04/2020 16h40

Bolsonaro empossa André Mendonça no Ministério da Justiça Foto: Edu Andrade/Fatopress/Folhapress

Nesta quarta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro deu posse ao novo ministro da Justiça, André Mendonça, e ao novo advogado-geral da União, José Levi. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e ministros de governo.

O primeiro a discursar foi o novo AGU, que falou sobre a necessidade de aprimorar a “prática democrática”.

– Quando um país, uma nação tem a inestimável fortuna de construir uma democracia, o desafio seguinte é buscar o aprimoramento da prática democrática, avançar na qualidade da democracia. E, com profunda fé nas instituições representativas, a democracia e a qualidade da democracia são diretamente ligadas à segurança jurídica. Busca permanente da segurança jurídica – ressaltou.

Depois foi a vez de André Mendonça discursar. Ele se dirigiu a Bolsonaro e disse que seria uma “honra servir ao lado do Senhor e ao lado do senhor presidente da República”. O novo ministro da Justiça também assumiu alguns compromissos com o Brasil.

– Eu queria assumir alguns compromissos com a nação brasileira. Em primeiro lugar, compromisso com o estado de direito e seus valores (…) Esse compromisso vem reforçado pela ética, pela integridade, por efetivamente ministrar a Justiça e ser agente de segurança da nação brasileira. Na prática com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas. Segundo compromisso de combate à criminalidade (…) Presidente, vossa excelência tem sido há 30 anos um profeta no combate à criminalidade. E hoje esse ministro da Justiça assume o compromisso de lutar pelos ideais de uma vida que o senhor tem combatido (…) Lutarei com todos os meus esforços no combate ao crime organizado – afirmou.

Posse do novo ministro da Justiça, André Mendonça, e do novo AGU, José Levi Foto: Reprodução

Por fim, foi a vez de Bolsonaro subir a tribuna para falar sobre o novo ministro e o novo AGU.

– O nosso governo tem uma missão. O seu chefe, representado aqui, há muito sonhava em mudar de verdade o destino da Nação (…) Hoje entra na Justiça o senhor André Mendonça. É deslocado, sai de uma posição para a outra. E pelos aplausos que aqui recebeu, todos temos certeza de que desempenhará muitíssimo bem essa sua missão – explicou.

O presidente também falou sobre a decisão do STF que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal (PF).

– Respeito o Poder Judiciário. Respeito suas decisões. Mas nós, antes de tudo, respeitamos a nossa Constituição. O senhor Ramagem, que tomaria posse hoje, foi impedido por uma decisão monocrática de um ministro do STF (…) Eu gostaria de honrá-lo no dia de hoje, dando posse como diretor-geral da PF (…) Eu tenho certeza que esse sonho meu, mais dele, brevemente se concretizará. Para o bem da nossa PF e do nosso Brasil – destacou.

Leia também1 Carla Zambelli promete expor conversas inéditas com Moro
2 "STF quer governar no lugar de Bolsonaro", diz Malafaia
3 Bolsonaro revoga nomeação de Ramagem para a PF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.