Leia também:
X Deputado quer saber gastos de Bolsonaro nas férias em SC

Bolsonaro edita MP que “perdoa” dívidas de estudantes com o Fies

Texto permite a renegociação de até 92% da dívida

Pleno.News - 31/12/2021 14h48

Governo edita MP para permitir renegociação de dívidas de estudantes com o Fies Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

O governo federal vai permitir a estudantes a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30) traz as condições para que contratos firmados até o 2º semestre de 2017 e que estejam com débitos vencidos e não pagos possam ser regularizados.

Dentre as facilidades está o parcelamento das dívidas em até 150 meses, com redução de 100% dos encargos moratórios e concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que fizer a quitação integral da dívida.

Para estudantes com mais de um ano de atraso nos pagamentos, a norma prevê desconto de 92% da dívida consolidada para aqueles que estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial e de 86,5% para os demais estudantes.

“Dessa forma, concretiza-se um instrumento efetivo de saneamento da carteira de crédito do Fies, por meio de disponibilização de renegociação e incentivo à liquidação integral da dívida dos estudantes financiados com o Fundo, possibilitando também a retirada das restrições nos cadastros restritivos de crédito dos estudantes e de seu fiador”, afirma a Secretaria-Geral da Presidência da República.

A renegociação de dívidas do Fies deverá ser realizada por meio dos canais de atendimento a serem disponibilizados pelos bancos.

*AE

Leia também1 Deputado quer saber gastos de Bolsonaro nas férias em SC
2 Frias: 'Ivete passou todos os anos de roubo petista no silêncio'
3 Web reage à crítica de Ivete: #IveteVaiTomarNoCool
4 Barroso chama de “absurda” campanha pelo voto impresso
5 Bolsonaro: 'Um juiz decidir sobre vacinar minha filha? Tá de brincadeira'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.