Leia também:
X Gleisi diz que Lula irá revogar o teto de gastos caso seja eleito

Bolsonaro diz ter ‘na cabeça’ seus dois próximos indicados ao STF

Se for reeleito, o presidente poderá nomear os substitutos dos ministros Lewandowski e Rosa Weber

Pleno.News - 10/01/2022 12h51 | atualizado em 10/01/2022 13h07

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse que “tem na cabeça” quem seriam seus dois próximos indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso seja reeleito neste ano, mas não deu detalhes.

Em entrevista à rádio Jovem Pan exibida nesta segunda-feira (10), o chefe do Executivo também voltou a mencionar a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

– Em 2023, têm duas vagas abertas. Eu tenho na minha cabeça quem seriam esses nomes. Os dois nomes meus que estão lá não são perfeitos. Esses dois têm liberdade, obviamente. Não conduzo nem peço voto para eles – afirmou, em referência aos ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados em 2020 e 2021, respectivamente.

Se for reeleito, Bolsonaro poderá nomear os substitutos dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se aposentam em 2023.

Bolsonaro voltou a mencionar o marco temporal para demarcação de terras indígenas, que está em julgamento na Corte. Pelo entendimento da tese, uma terra indígena só pode ser demarcada se ficar comprovado que os índios estavam naquele território na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Em setembro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes pediu a suspensão do julgamento por tempo indeterminado. O placar está empatado em 1 a 1. Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, votou a favor do marco temporal, enquanto Edson Fachin deu voto contrário.

– Agora, chegou lá o André Mendonça. Eu não estou antecipando voto nem pedindo voto, mas ele participou disso tudo enquanto ministro meu na pasta da Justiça e Segurança Pública – disse Bolsonaro.

*AE

Leia também1 Paes toma 3ª dose da vacina e fala sobre desfiles de Carnaval
2 Gleisi diz que Lula irá revogar o teto de gastos caso seja eleito
3 Joel Pinheiro e Nikolas Ferreira trocam farpas nas redes sociais
4 Miriam Leitão defende expulsão de Bolsonaro das redes sociais
5 'PT quer tirar do trabalhador para dar a sindicatos', diz Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.