Leia também:
X Alcolumbre e Sergio Moro se reunirão para falar de projetos

Bolsonaro diz que só morto não vai à posse de Lacalle Pou

Presidente manifestou preferência por candidato de centro-direita nas eleições do Uruguai

Paulo Moura - 25/11/2019 14h25

Bolsonaro falou sobre possível ida em posse de candidato de centro-direita Foto: PR/Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) que só se estiver morto não irá comparecer a uma eventual posse do candidato presidencial de centro-direita e de oposição no Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Após uma votação apertada, a Corte Eleitoral do Uruguai está realizando uma recontagem dos chamados “votos observados” antes de anunciar o resultado oficial. Pela primeira apuração, Pou tem 48,71% e o candidato governista, Daniel Martínez, 47,51%.

– Eu acho que dificilmente reverte. Se porventura tivesse declarado ontem [Pou] como vitorioso, já estava acertado um telefonema nosso, bem como a confirmação de nossa ida à posse – afirmou o presidente brasileiro.

Bolsonaro salientou que, apesar de ter preferência pelo candidato de centro-direita, não deixará de dialogar com Martínez caso ele seja confirmado vencedor. Ele sinalizou, contudo, que, nesse cenário, não compareceria à cerimônia posse.

– Só se estiver morto. Se não estiver morto, irei à posse desse candidato [Pou]. [Só] Desse candidato. O outro eu converso com ele. Ele não se manifestou como o da Argentina se manifestou – disse.

A diferença entre os candidatos é de cerca de 30 mil votos. Há 35 mil votos observados para serem analisados. Nessa categoria, entram os eleitores que votaram em uma zona eleitoral diferente de onde estão registrados ou que não são encontrados nos cadastros nos locais de votação.

A lei estabelece que esses votos sejam registrados de modo separado, para que depois a Justiça Eleitoral possa confirmar a identidade destes eleitores, incluí-los no cadastro e, assim, validar seus votos. O cenário é adverso para Martínez. Após a apuração de 100% das zonas eleitorais, o candidato de centro-esquerda precisa obter 91% dos votos observados, de acordo com a empresa de consultoria Enia, que analisa as estatísticas de votação.

*Folhapress

Leia também1 Eduardo Bolsonaro comemora acordo entre EUA e Brasil
2 Eduardo Bolsonaro ironiza erro de português de Haddad
3 Bolsonaro comemora índices econômicos do Brasil em 2019

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.