Leia também:
X “Eleição vai haver, garanto”, diz Mourão após falas de Bolsonaro

Bolsonaro diz que Renan, Omar e Randolfe são os “três patetas”

Presidente voltou a fazer críticas aos integrantes da cúpula da CPI da Covid

Paulo Moura - 12/07/2021 10h59 | atualizado em 12/07/2021 11h32

Cúpula da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas aos senadores que integram a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, também chamada de CPI da Covid. Ao falar sobre Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Bolsonaro chamou o grupo de “três patetas”.

– Me acusam de corrupção de uma coisa que nós não compramos. E se tivesse corrupção (pode haver, né?), a gente apura e pune. Agora, para comprar 400 milhões de doses com 1.000% de propina, né? A imprensa toda disse aí: “Ó, vai comprar vacina com 1.000% [de superfaturamento]”. A um dólar cada vacina, que seria a propina, daria 400 milhões de doses vezes 1.000% ‒ e vezes 5 reais daria em torno de 250 bilhões de reais. Que propininha? Pra um cabo da PM. Quem acredita nisso? Só aqueles três patetas da comissão: Renan, Omar e o saltitante – disse.

Em sua declaração, o presidente da República fez referência a uma denúncia de irregularidade na aquisição de 400 milhões de doses de imunizantes da AstraZeneca. O policial militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti Pereira acusou integrantes do Ministério da Saúde de terem pedido propina de 1 dólar (R$ 5,26) por cada dose da vacina.

Além de criticar os integrantes da cúpula da CPI, Bolsonaro minimizou outros temas investigados pelo colegiado, como o suposto gabinete paralelo da saúde e a defesa da cloroquina, medicamento defendido por Bolsonaro para tratamento contra a Covid-19.

– A CPI: gabinete paralelo. Que paralelo, pô?! Eu tenho aí 30 mil cargos de comissão. Anulamos 10 mil por ocasião da transição. Depois veio a cloroquina, um escândalo da cloroquina – completou.

Leia também1 Santos Cruz chama de "ameaça absurda" falas de Bolsonaro
2 Azul explica à CPI presença de Bolsonaro em voo e culpa piloto
3 Irmãos Bolsonaro usam camiseta com 'recado' a Calheiros
4 Bolsonaro: Controles governamentais impediram compra de Covaxin
5 Deputado do PT diz que Miranda gravou conversa com Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.