Leia também:
X Pacheco: Se houver viabilidade, é possível admitir voto impresso

Bolsonaro diz que Renan deveria apurar desvios: “Especialista”

Presidente também lembrou o fato de que o Senado dos EUA está investigando a origem da Covid-19 e possíveis medicamentos para cura

Paulo Moura - 14/06/2021 13h28 | atualizado em 14/06/2021 14h36

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia Foto: PR/Alan Santos

Em conversa com apoiadores na manhã desta segunda-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL). Em sua declaração, o chefe do Executivo afirmou que o senador deveria apurar desvios de recursos, pois é “especialista nisso”, e fez uma comparação do Senado do Brasil com o dos Estados Unidos.

– Estão acompanhando o Senado americano? Investigando origem do vírus, possíveis medicamentos para cura. Bem diferente do que está acontecendo aqui. O Renan falou claramente que não quer apurar desvio de recursos. Ele devia apurar, porque ele é especialista nisso, né? – disse Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro fez referência a uma declaração de Renan, em entrevista ao site UOL no início de maio, quando o parlamentar afirmou que o colegiado não era “uma CPI para investigar desvios de recursos”. O relator afirmou que a investigação sobre desvios poderia ser feita se houvesse “necessidade”, mas que esse não seria objetivo inicial da CPI.

Também debruçado sobre fatos relacionados ao momento de pandemia da Covid-19, o Senado americano aprovou, no mês passado, uma lei que determina que relatórios de inteligência sobre a origem do novo coronavírus que fossem sigilosos se tornassem públicos. O presidente Joe Biden tem pressionado agências de inteligência a reforçarem investigações sobre a origem do vírus.

Leia também1 CPI: STF mantém quebra de sigilo de coordenadora do PNI
2 AGU diz ao STF: Depoimento de governadores é 'imprescindível'
3 STF mantém quebras de sigilo de Pazuello, Araújo e Mayra
4 CPI: Pazuello deve passar de testemunha a investigado
5 Alvos da CPI da Covid vão ao STF para anular quebras de sigilo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.