Leia também:
X Ministro diz que relação entre Brasil e Argentina está melhor

Bolsonaro diz que reforma não retirará direitos de servidores

Presidente comentou tramitação da medida que vai promover mudanças no serviço público

Pleno.News - 13/02/2020 10h59 | atualizado em 13/02/2020 11h04

Presidente Jair Bolsonaro durante conversa com jornalistas Foto: Pleno.News

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (13) que a reforma administrativa não mexerá na estabilidade dos atuais servidores. Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou ainda que o texto da proposta deve ser encaminhado ao Congresso na próxima semana.

– Está muito tranquila a reforma. Não será mexido nos direitos atuais dos servidores, inclusive a questão da estabilidade. Quem é servidor continua com a estabilidade sem problema nenhum. As mudanças propostas ao Congresso valeriam para os futuros servidores – disse Bolsonaro.

O presidente declarou também que algumas categorias, como Polícia Federal, Forças Armadas e Receita, teriam “diferenciação”, como a manutenção da estabilidade. A reforma administrativa deverá alterar, por exemplo, o regime de contratação e planos de carreira do serviço público.

Nesta semana, o governo passou a avaliar a desistência do envio de uma proposta própria ao Congresso. A ideia, no entanto, foi recebida com contrariedade pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A proposta, que começou a ser discutida entre governo e congressistas, é o Executivo deixar de enviar uma PEC (proposta de emenda à Constituição) de sua autoria e aproveitar matérias já em tramitação. A partir daí, seriam enviadas apenas sugestões ao Congresso. Questionado nesta quinta, Bolsonaro afirmou que o Congresso tem autonomia.

– [O Congresso] tem a primora, pode rejeitar o nosso, pegar o de alguém lá e melhorar. Pode tudo o Parlamento – completou.

*Folhapress

Leia também1 Ministro diz que relação entre Brasil e Argentina está melhor
2 Apoiadores se unem e clamam por #MoroHeroiNacional
3 Bolsonaro discute oferecer embaixada a Osmar Terra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.