Leia também:
X Salles nega demora para agir contra vazamentos de óleo

Bolsonaro diz que redução de municípios corrige abuso

Brasil tem atualmente cerca de 1,2 mil cidades com menos de 5 mil habitantes

Paulo Moura - 06/11/2019 15h03 | atualizado em 06/11/2019 15h36

Presidente defendeu redução do número de municípios brasileiros Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa, nesta quarta-feira (6), da redução do número de municípios pequenos no país e ressaltou que a proposta do governo corrige um abuso do passado, já que há unidades federativas que não têm autonomia financeira.

Na saída do Palácio do Alvorada, onde conversou com um grupo de simpatizantes, ele ressaltou que muitas das pequenas cidades só sobrevivem no país graças a transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Na terça-feira (5), o presidente apresentou PEC (proposta de emenda à Constituição) que institui uma nova regra para a fusão de municípios. A proposta prevê que cidades com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporadas pelo município vizinho.

– Abusaram no passado. Tem município que vive graças ao Fundo de Participação dos Municípios, não tem renda, não tem nada. A população vai ter que concordar com isso aí, ninguém vai impor nada não – afirmou.

Pela medida, a brecha para fusão de municípios começaria a vigorar a partir de 2026. Uma lei complementar terá que ser aprovada até esta data para que seja definido o processo de fusão. O Brasil tem 1.253 municípios com menos de 5.000 habitantes, o que equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal). Juntos eles somam 4,21 milhões de habitantes.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro indicará ministro para ir à posse de Fernández
2 Filhos de R. R. Soares podem assumir Secretaria de Cultura
3 Com MP, Bolsonaro encerra monopólio da Casa da Moeda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.