Leia também:
X Bolsonaro revela qual deve ser primeira estatal privatizada

Bolsonaro diz que queimadas podem ser retaliação de ONGs

Presidente afirmou que governo retirou dinheiro de entidades

Camille Dornelles - 21/08/2019 14h59 | atualizado em 21/08/2019 15h18

Presidente falou que ONGs podem ser responsáveis por queimadas Foto: Agência Brasil/José Cruz

O presidente Jair Bolsonaro classificou, nesta quarta-feira (21), que as queimadas ocorridas em áreas de floresta são “criminosas”. Ele também afirmou que “ONGs de proteção ao meio ambiente podem estar envolvidas”.

As alegações foram feitas durante uma entrevista no Palácio da Alvorada. Bolsonaro disse que cortou recursos que antes eram repassados para as organizações da sociedade civil e que o objetivo talvez seja prejudicar o seu mandato.

– Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses “ongueiros” para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos. Vamos fazer o possível e o impossível para conter esse incêndio criminoso – declarou.

Bolsonaro afirmou ainda que não está insensível aos ataques e ressaltou que tem havido uma guerra do mundo contra o Brasil por causa da postura adotada pela atual gestão, que tem feito críticas públicas às nações europeias.

– O crime existe. E nós temos de fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público, de forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro – afirmou.

QUEIMADAS
Com 72.843 focos de incêndio do início de janeiro até segunda-feira (19), o Brasil registra um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado do Mato Grosso liderou as queimadas na Amazônia, com 13.682 focos de calor acumulados em todo o ano.

As queimadas ocorrem principalmente nas propriedades particulares. Desde janeiro, 60% dos focos de calor foram em áreas privadas registradas no Cadastro Ambiental Rural, 16% em Terras Indígenas e 1% em Unidades de Conservação.

*Folhapress

Leia também1 Anoitecer precoce em SP não fez chover água escura
2 Garcia diz que estrangeiros querem o nióbio da Amazônia
3 Bolsonaro destaca soberania da Amazônia durante discurso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.