Leia também:
X Datafolha: Paes vai 34%; Crivella tem 14% e Martha fica com 11%

Bolsonaro nega arrependimento por discurso da ‘pólvora’

Reação do presidente se deu após cobranças para parabenizar Joe Biden

Pleno.News - 11/11/2020 21h22 | atualizado em 13/11/2020 12h56

Presidente Jair Bolsonaro reagiu às pressões para parabenizar Joe Biden Foto: PR/Isac Nóbrega

Um dia após Jair Bolsonaro reagir ao democrata Joe Biden, e falar em “usar a pólvora”, auxiliares do Palácio do Planalto dizem que não há arrependimento do presidente sobre suas declarações que aumentaram a tensão com o americano. O discurso de terça-feira (10) está sendo tratado como pontual e a expectativa é que Bolsonaro volte a baixar o tom, como vinha fazendo nos últimos meses para afastar a crise do Executivo.

Durante o pronunciamento de cerca de 30 minutos no Planalto, Bolsonaro, segundo auxiliares, deu o recado que queria consciente da repercussão que alcançaria. Ele mesmo pontuou que suas frases teriam destaque na imprensa.

– Olha que prato cheio para imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás – disse em cerimônia de lançamento da retomada do turismo.

Foi na mesma ocasião que ele, ao se referir à pandemia de Covid-19, disse que o Brasil precisa deixar de ser “um país de maricas”.

Bolsonaro está irritado com a cobrança para que se pronuncie sobre a vitória de Biden, projetada pela imprensa americana no último sábado (7). Aliado de Donald Trump, ele segue firme com a ideia de se pronunciar após o fim das ações judiciais movidas pelo atual ocupante da Casa Branca, que alega fraude na votação e não aceita a derrota.

Sem esconder a preferência por Trump, Bolsonaro reagiu a Biden, que ameaçou aplicar sanções econômicas ao Brasil caso não haja atuação mais firme para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia. Apesar do evidente mal-estar, integrantes do governo não consideram que as falas terão consequências nas relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos.

Para integrantes do governo, a “explosão” do chefe do Executivo foi resultado de uma série de pressões. Além da cobrança para se pronunciar sobre Biden, contribui também a perspectiva do mau desempenho de aliados nas eleições municipais. Nesta reta final, Celso Russomanno e Marcello Crivella, respectivamente candidatos a prefeito em São Paulo e no Rio, disputam uma vaga no segundo turno com representantes da esquerda.

Outro fato que funcionou como pólvora para Bolsonaro foi a repercussão por ter comemorado a interrupção dos testes da vacina chinesa contra a Covid-19 e ter sido alvo de críticas. Após o esclarecimento sobre a morte de um voluntário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retomou os testes nesta quarta-feira (11).

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro: "Amapá está com 80% da energia restabelecida"
2 Justiça tira do ar campanha de Crivella com Jair Bolsonaro
3 Pazuello admite que não está totalmente recuperado da Covid
4 Contra Bolsonaro, sites mudam contexto de fala de embaixador
5 Datena critica Doria por recusar entrevista e acusa: "Narciso"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.