Leia também:
X Chapada dos Guimarães tem fogo controlado após 10 dias

Bolsonaro diz que não quer expor Eduardo ao fracasso

Presidente admitiu que pode abrir mão da indicação do filho para embaixada brasileira nos Estados Unidos

Mayara Macedo - 20/08/2019 11h02

Donald Trump, Eduardo e Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (20), que pode abrir mão da indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a função de embaixador nos Estados Unidos.

Em entrevista a jornalistas, ele disse que não quer submeter o seu filho a um fracasso e considerou que há a chance de um recuo caso o cenário no Senado se mostre desfavorável a uma aprovação.

– Tudo é possível. Eu não quero submeter o meu filho a um fracasso. Eu acho que ele tem competência. Tudo pode acontecer – disse o presidente, ao ser perguntado se poderia desistir da indicação.

Para ser efetivado, o nome do parlamentar precisa ser apreciado pela Comissão de Relações Exteriores e aprovado por mais da metade dos votos dos presentes em votação em plenário. O presidente disse que é direito do Senado rejeitar seu filho, mas que o Palácio do Planalto tem conversado e atuado por uma aprovação. Ele voltou a negar que a indicação se trate de nepotismo.

– Se não for meu filho, vai ser o filho de alguém. Agora, o que vale para mim é uma súmula do STF [Supremo Tribunal Federal] dizendo que, nesse caso, não é nepotismo – acrescentou.

Bolsonaro criticou parecer elaborado por consultores do Senado que classifica a indicação como nepotismo. Para ele, o documento tem “viés político” e as consultorias parlamentares atuam “de acordo com o interesse do parlamentar”.

– Não pode ter viés ideológico nessa questão. E o embaixador é um cartão de visita. É a mesma coisa comigo. Para ser presidente, tenho de entender de saúde, educação e economia? É impossível – disse.

O presidente tem segurado a indicação do filho à espera de um placar preliminar que seja favorável à sua aprovação. A possibilidade de Eduardo assumir a função tem sido alvo de críticas, inclusive por parte de alguns de seus apoiadores.

*Folhapress

Leia também1 Governo conclui MP que transfere Coaf para BC
2 Moro: Polícia poderá ter 'temor excessivo' após PL do abuso
3 Velha guarda do PSDB quer barrar filiação de Frota

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.