Leia também:
X Toffoli envia denúncia contra Milton Ribeiro para 1ª instância

Bolsonaro diz que fez acordo com Moraes por fim de inquérito

Presidente afirmou que acerto não foi cumprido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal

Pleno.News - 14/06/2022 08h22 | atualizado em 14/06/2022 09h06

Bolsonaro cumprimentou o ministro Alexandre de Moraes durante cerimônia de posse no TST Foto: Wilton Junior /Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (13) que tinha feito acordo com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado, para que ele encerrasse o inquérito das fake news. De acordo com Bolsonaro, o acerto teria ocorrido após as manifestações de 7 de Setembro, quando ele divulgou uma “Declaração à Nação”.

– Eu assinei a carta. Eu me descapitalizei politicamente. Levei pancada para caramba em troca de um cumprimento do outro lado da linha. Coisa simples até, sobre esse inquérito que não tinha cabimento – disse Bolsonaro.

Na carta, Bolsonaro sustentava não ter tido intenção de agredir “quaisquer dos Poderes” e destacava que suas palavras tinham sido ditas no calor do momento. Ao ser questionado por jornalistas se o acerto envolvia o encerramento do inquérito das fake news, Bolsonaro confirmou.

– Envolvia, sim. [Em] um ou dois meses, ia botar um ponto final. Lamentavelmente, do outro lado não veio nada. Lamentavelmente (…). Tínhamos o risco do Trovão voltar para cá, ser preso e o Brasil parar. Como vamos tratar o caso do Trovão? [Moraes disse] “Eu vou tratar dessa maneira”. Foi discutido ali. E nada foi cumprido. Nada, zero – completou.

A referência de Bolsonaro é a Zé Trovão, líder dos caminhoneiros e apoiador do governo. Ele teve a prisão decretada por Moraes, antes mesmo das manifestações de 7 de Setembro. O líder foi acusado de incentivar atos antidemocráticos e chegou a ficar foragido no México. A prisão de Zé Trovão foi revogada e atualmente ele usa tornozeleira eletrônica.

*AE

Leia também1 Toffoli envia denúncia contra Milton Ribeiro para 1ª instância
2 Mãe chama polícia e entrega filho que matou namorada
3 Senado aprova texto-base de projeto que define "teto" do ICMS
4 Juíza arquiva investigação contra Lula por ‘mapear casas de deputados’
5 Ex-presidente Michel Temer testa positivo para a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.