Leia também:
X Câmara aprova e “teto do ICMS” segue para sanção de Bolsonaro

Bolsonaro diz que Dom Phillips era malvisto na Amazônia

Presidente comentou sobre desaparecidos na Amazônia em live com Leda Nagle

Monique Mello - 15/06/2022 14h30 | atualizado em 15/06/2022 15h06

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista a Leda Nagle, no YouTube nesta quarta-feira (15), que o jornalista britânico Dom Philips era malvisto na região amazônica por fazer matérias contra garimpeiros.

– Esse inglês era malvisto na região, fazia muita matéria contra garimpeiros, questão ambiental. Então naquela região bastante isolada, muita gente não gostava dele. Deveria ter segurança mais que redobrada consigo próprio – afirmou.

– Os dois [Dom Phillips e Bruno Pereira] resolveram entrar numa área completamente inóspita sozinhos, sem segurança e aconteceu problema. É muito temerário você andar naquela região sem estar preparado fisicamente e também com armamento devidamente autorizado pela Funai, que pelo que parece não estavam – acrescentou.

Bolsonaro acredita que, caso tenha ocorrido assassinato, os corpos dos desaparecidos podem estar dentro d’água.

– Pelo que tudo indica, se mataram os dois, espero que não, estão dentro d’água. E dentro d’água pouca coisa vai sobrar, peixe come, não sei se tem piranha no Javari (…). A gente lamenta, pede que nada tenha acontecido – disse o presidente.

Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos desde o dia 5 de junho. Eles estavam na Amazônia para visitar uma equipe de vigilância indígena próxima ao Lago do Jaburu. O objetivo do jornalista, que está escrevendo um livro sobre meio ambiente, era entrevistar habitantes do local. O comunicador se mudou para o Brasil em 2007 e atualmente mora em Salvador.

Segundo associações indígenas, a dupla estava em um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, e deveriam ter chegado ao município entre 8h e 9h da manhã do dia 5, o que não ocorreu.

Leia também1 Juíza manda Funai "não culpar Dom Phillips e Bruno Pereira"
2 Traficante peruano é suspeito de mandar matar Dom e Bruno
3 PF prende mais um suspeito de participar de desaparecimento
4 Fábio Faria diz que Musk vai monitorar a Amazônia 'de graça’
5 Dom e Bruno: Embaixada admite erro sobre corpos e se desculpa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.