Leia também:
X STF dá 10 dias para Bolsonaro explicar “cortes” na educação

Bolsonaro diz que decreto de armas está “no limite da lei”

Presidente afirmou, no entanto, que se texto "for inconstitucional, tem que deixar de existir"

Henrique Gimenes - 10/05/2019 18h29

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (10), que se o decreto que flexibilizou o porte de armas de fogo for inconstitucional, ele “tem que deixar de existir”. A declaração foi dada durante um evento em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (7), o decreto flexibiliza o porte de armas de fogo para caçadores, atiradores esportivos, colecionadores, políticos, advogados, oficiais de Justiça, residentes em área rural e outros. Além disso, também altera regras para o transporte de armas e munição. De acordo com o presidente, o texto representa uma vontade dos brasileiros.

– Não estamos fazendo nada mais do que o povo quis em 2005. E estamos dentro do limite da lei. Se for inconstitucional, tem que deixar de existir. Quem vai dar a palavra final é o plenário da Câmara ou a justiça – explicou.

Nesta sexta, tanto a Câmara quanto o Senado divulgaram parecer sobre o decreto apontando que o mesmo possui irregularidades. O Senado afirma que Bolsonaro extrapolou seus poderes ao assinar a medida. Já a Câmara diz que o texto possui inconstitucionalidades.

O presidente voltou a falar sobre o assunto algumas horas depois em Curitiba. Ele defendeu o decreto e disse que é um direito da população brasileira ter armas.

– Não como uma política de segurança pública, mas como direito individual do cidadão à legítima defesa. Afinal de contas, nós temos que respeitar a vontade popular. Em plebiscito o povo decidiu: sim. Pelo direito à compra, posse, e em alguns casos, porte de arma de fogo – destacou.

Mais cedo, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu um prazo de cinco dias para que Bolsonaro preste esclarecimentos sobre o decreto. A medida faz parte de uma ação da Rede Sustentabilidade para suspender o texto do governo.

Leia também1 Onyx diz que decreto de armas não possui irregularidades
2 STF dá 5 dias para Bolsonaro explicar decreto de armas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.