Leia também:
X Governo negou 97% dos pedidos de anistia política em 2021

Bolsonaro diz que Barroso faz “ativismo” contra voto auditável

Presidente deu declaração para jornalistas na saída do hospital neste domingo

Paulo Moura - 18/07/2021 11h43

Bolsonaro conversou com jornalistas na saída do hospital Foto: Reprodução

Na manhã deste domingo (18), ao deixar o Hospital Vila Star, em São Paulo (SP), onde estava internado por causa de uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o voto impresso auditável e criticar o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por, segundo Bolsonaro, fazer “ativismo” contra a mudança.

Por que a vontade doida do [Luís Roberto] Barroso de manter o sistema como está? A apuração tem que ser também pública. Temos que afastar aquela história de que quem ganha eleição não é quem vota, mas quem conta os votos. […] Por coincidência, quem faz o maior ativismo contra o voto auditável é o ministro Barroso – disse.

O presidente também questionou a utilização do voto eletrônico ao redor do mundo, e fez questão de ressaltar que a intenção do voto auditável é promover uma modernização no sistema eleitoral, assim como frequentemente é feito no sistema bancário, que busca formas de impedir a entrada de hackers em seus sistemas.

– Não entendo por que não querem o voto auditável. Será que esse voto eletrônico é usado no mundo todo? É tão confiável assim? Tenho certeza de que a maioria de vocês não acredita no voto como está aí. As coisas evoluem. É igual banco. Eles buscam maneiras de evitar que hackers e bandidos entrem [no sistema] – declarou.

Por fim, o presidente voltou a dizer que “só Deus” o tira da cadeira de presidente e afirmou que é incessante na luta contra a corrupção. O líder afirmou que será o primeiro a buscar maneiras de apurar casos de condutas inapropriadas caso elas ocorram dentro de sua administração.

– Querem derrubar o governo? Já disse: só Deus me tira daquela cadeira. Será que não entenderam que só Deus me tira daquela cadeira? Se aparecer corrupção em meu governo, serei o primeiro a buscar maneiras de apurar e deixar na mão da Justiça para que esse possível responsável seja punido – finalizou.

Leia também1 Eleições: Hacker que invadiu TSE diz ser possível mudar resultado
2 Análise do voto auditável é adiada após tumulto e ataque ao sistema
3 Aumento do 'Fundão' teve 'voto' contrário de apenas 5 partidos
4 Deputada diz que Bolsonaro usa 'doença' como cortina de fumaça para CPI
5 Deputados do PSL votam contra "Fundão" e são alvo de fake news

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.