Leia também:
X Mourão diz que sugeriu outro nome ao STF para Bolsonaro

Bolsonaro diz que Alcolumbre “age fora da Constituição”

Presidente da CJJ tem travado sabatina de Mendonça

Pierre Borges - 13/10/2021 12h13 | atualizado em 13/10/2021 12h57

Presidente Jair Bolsonaro garantiu a realização das eleições Foto: PR/Alan Santos

Após 90 dias desde a indicação de André Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro segue aguardando a sabatina do ex-chefe da Advocacia Geral da União (AGU) e acusou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre, de agir fora da Constituição.

– Eu ainda aguardo a sabatina do André Mendonça no Senado Federal. Ele [Davi Alcolumbre] age fora das quatro linhas da Constituição – criticou.

A fala do presidente vem na esteira da revelação de que Alcolumbre pretende travar a sabatina de Mendonça até 2023. A declaração teria sido feita pelo presidente da CCJ a aliados e foi publicada pela CNN.

A demora para a análise de Mendonça já havia sido questionada por diversas autoridades, incluindo o presidente do STF, ministro Luiz Fux. Após a repercussão desta fala, surgiram críticas mais duras. A ex-presidente da CJJ, Simone Tebet, por exemplo, afirmou que “o atraso injustificado [da sabatina], sem motivação, caracteriza abuso de poder”.

Caso Alcolumbre realmente agende a análise para 2023, a indicação de Mendonça perderia a validade, e a vaga de ministro do Supremo seria ocupada por um indicado pelo vencedor das eleições presidenciais de 2022. Senadores governistas disseram que, se o atraso para o agendamento da sabatina persistir, irão obstruir a pauta de votação no plenário do Senado.

Leia também1 Mourão diz que sugeriu outro nome ao STF para Bolsonaro
2 Cidade no Rio de Janeiro tem 3° vereador assassinado em 2021
3 Aulas presenciais voltam a ser 100 % obrigatórias em São Paulo
4 Com nova queda, Domingão com Huck tem pior audiência do ano
5 Luísa Sonza é rendida e sofre assalto em farmácia de SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.