Leia também:
X Médico sobre cirurgia de Bolsonaro: “Está tudo certo”

Bolsonaro diz que acidente poderia ter sido evitado

Em entrevista a uma rádio de Brumadinho, presidente falou ainda que estragos podem ser maiores que o esperado

Henrique Gimenes - 25/01/2019 18h07 | atualizado em 26/01/2019 15h31

Jair Bolsonaro diz que rompimento de barragem poderia ter sido evitado Foto: PR/Alan Santos

Após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (25), que o desastre poderia ter sido evitado e que há a possibilidade de os estragos serem mais graves do que o esperado. A declaração foi dada durante uma entrevista à Rádio Regional de Brumadinho 87,9 FM.

– A gente lamenta profundamente o ocorrido, a gente sabe que, a princípio, esse tipo de acidente pode ser evitado sim, nós temos só em MG em torno de 450 represas que acumulam esses resíduos aí que vêm da mineração – afirmou.

O acidente deixou a região cheia de lama e, de acordo com os Bombeiros, cerca de 200 desaparecidos. De acordo com o presidente, há a possibilidade de tragédia “ser mais grave do que se está pensando porque atingiu sim o reservatário de funcionários da Vale”. Ele ainda lembrou o acidente semelhante ocorrido em 2015.

– Ficaremos antenados 24 horas por dia para prestar informações, para colher informações também, de modo que nós possamos minimizar mais essa tragédia depois da de Mariana, que a gente esperava que não tivesse uma outra até por uma questão de servir de alerta aquela – destacou.

Ao ser questionado sobre a mineração no país após os impactos de outra tragédia, Bolsonaro afirmou que cabe ao governo fiscalizar para evitar este tipo de situação.

– A administração da Vale do Rio Doce não tem nada a ver com o governo federal. Apenas cabe a nós a fiscalização por parte do Ibama, que é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e buscar meios para se antecipar a problemas, mas esses meios partem primeiramente da empresa que executa a obra – explicou.

Leia também1 Barragem em MG: Bombeiros falam em 200 desaparecidos
2 MG: Acidente em Brumadinho gera comoção na internet
3 Jair Bolsonaro planeja ir a Brumadinho neste sábado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.