Leia também:
X Governo nomeia general da reserva do Exército para Sudene

Bolsonaro diz contar com ajuda do STF na PEC dos precatórios

"Supremo botou tudo no meu colo para pagar de uma vez só", disse o presidente

Pleno.News - 04/11/2021 12h54 | atualizado em 04/11/2021 13h12

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/José Dias

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (4), que conta com a ajuda de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados.

Bolsonaro ainda criticou os 144 deputados que votaram contra a medida: “votaram contra os pobres por eu ser o presidente”.

As declarações foram feitas ao lado de apoiadores durante uma entrevista à Record TV, na Praça dos Três Poderes, transmitida ao vivo nas redes sociais do presidente.

– Estamos tentando com o Parlamento. Alguns do Supremo têm colaborado, nesse sentido também, para parcelar essa dívida enorme – afirmou Bolsonaro sobre o pagamento de dívidas da União transitadas em julgado na Justiça

Bolsonaro havia acabado de deixar a sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde participou da cerimônia do leilão do 5G.

O chefe do Executivo voltou a defender o parcelamento de precatórios.

– Supremo botou tudo no meu colo para pagar de uma vez só – repetiu o presidente sobre a decisão da Justiça de executar os pagamentos que poderão ser parcelados, se a PEC for aprovada.

Após dias de negociações e promessas de emendas parlamentares, o governo conseguiu aprovar em primeiro turno, nesta madrugada, por margem estreita, a PEC dos Precatórios. Foram 312 a 144 votos, quatro a mais do que o necessário.

O segundo turno deve acontecer na próxima terça-feira (9), de acordo com o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Além de parcelar o pagamento de precatórios, o texto muda o teto de gastos para viabilizar o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil ao longo de 2022, ano eleitoral.

*AE

Leia também1 Bolsonaro presta depoimento à PF em inquérito de interferência
2 Votação da PEC dos Precatórios continuará na próxima terça
3 Com 312 votos, Câmara aprova PEC dos Precatórios em 1° turno
4 Saiba quais deputados votaram contra a PEC dos Precatórios
5 “Bolsonaro fala muita coisa, mas não age como fala”, diz Mourão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.