Leia também:
X Criança recebe por engano dose de vacina da Covid-19 em SP

Bolsonaro dispara: ‘Cada vez mais, o STF interfere em tudo’

Presidente questionou decisão da Corte de suspender pagamento de emendas

Gabriela Doria - 09/11/2021 14h52 | atualizado em 09/11/2021 16h22

Presidente Jair Bolsonaro reclamou de decisões do STF Foto: PR/José Dias

O presidente Jair Bolsonaro não poupou críticas ao Supremo Tribunal Federal após decisão da Corte em suspender o pagamento das emendas de relator, oriundas do chamado “orçamento secreto” no Congresso.

Em entrevista ao site Jornal da Cidade Online, nesta terça-feira (9), o presidente disse que o STF está “cada vez mais” interferindo em assuntos de outros Poderes.

– Cada vez mais, o Supremo, na verdade, interfere em tudo. Houve interferência agora nessa história do “orçamento secreto”, orçamento secreto publicado em Diário Oficial da União. Mas tudo bem – disse Bolsonaro.

O estopim da nova rusga entre Bolsonaro e o STF surgiu na última sexta-feira (5), quando, em decisão monocrática, a ministra Rosa Weber concedeu liminar bloqueando o pagamento das emendas. A ministra argumentou que as normas que regem este tipo de emenda precisam ser amplamente publicizadas, em plataforma centralizada.

No dia seguinte, Bolsonaro afirmou publicamente que as justificativas de Weber “não são justas”. Sem citar nomes, o presidente disse ainda que quem quisesse ser presidente deveria “se candidatar”.

– Os argumentos usados pela relatora no Supremo não são justos; dizer que nós estamos barganhando. Como posso barganhar, se o dono da caneta é o relator, é um parlamentar? Não é secreto porque está no DOU. Pelo que estou sabendo, o ministro Fux, na semana que vem, deve levar ao plenário para resolver essa questão. […] Os poderes têm que ser respeitados, mas as decisões de alguns atrapalham o andamento da nação. Quem quer se presidente da República que se candidate – finalizou.

Leia também1 "O Exército poderia pular dentro do TSE", afirma Jair Bolsonaro
2 Advogado de Silveira afirma que proibição de redes é "autoritária"
3 Bolsonaro: “Se tirar o Centrão, tem a esquerda, para onde vou?”
4 Na Escócia, Pacheco se reúne com alto representante da China
5 Moura: 'Bolsonaro não ganhará a eleição por vias democráticas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.