Leia também:
X Após fala de Datena, Boulos reafirma que seu vice será do PT

Bolsonaro depõe hoje na PF e não usará direito de ficar calado

Depoimento sobre caso das joias está marcado para após as 14h

Pleno.News - 05/04/2023 11h47 | atualizado em 05/04/2023 11h59

Jair Bolsonaro Foto: JIM LO SCALZO/EFE/EFEVISUAL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá depor à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, para prestar esclarecimentos sobre o caso das joias árabes. O depoimento será presencial, em Brasília (DF). Também será ouvido pela PF, nesta quinta (6), o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

De acordo com pessoas do entorno do ex-chefe do Executivo, ele estará acompanhado de dois advogados e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O ex-presidente não pretende lançar mão do direito de ficar em silêncio, mas, sim, responder as perguntas dos policiais.

Seguindo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o advogado Paulo Amador da Cunha Bueno entregou, no dia 24 de março em uma agência da Caixa, em Brasília, o segundo conjunto de joias recebido pelo ex-presidente.

Cinco dias depois, no dia 29 de março, o TCU determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro devolvesse a terceira caixa de joias que ele recebeu do regime da Arábia Saudita. Além de determinar a devolução dos itens, o TCU alertou sobre a omissão de informações relacionadas aos presentes que recebeu do regime saudita.

Um dia antes do depoimento marcado na Polícia Federal, a defesa do ex-presidente entregou à Caixa Econômica Federal, nesta terça (4), o terceiro kit de joias presenteadas.

A devolução das joias foi informada pelo ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e atual assessor de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, em sua conta oficial no Twitter.

– A entrega reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes que o TCU solicitar, cumprindo a orientação do ex-mandatário do país, que sempre respeitou a legislação em vigor sobre o assunto – escreveu.

*Com informações da AE

Leia também1 Jair Bolsonaro é ovacionado por alunos de colégio militar
2 Mourão: "Bolsonaro é o grande líder da direita no Brasil"
3 Michelle Bolsonaro ensina como se filiar ao PL Mulher, em vídeo
4 Banco Mundial enaltece gestão de Jair Bolsonaro na pandemia
5 Visando mudança militar, Lula apresenta seus oficiais-generais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.