Leia também:
X Testes de Bolsonaro para Covid deram negativo. Veja laudos

Bolsonaro defende cloroquina para casos leves de Covid-19

Presidente falou sobre o uso do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS)

Henrique Gimenes - 13/05/2020 15h44

Jair Bolsonaro com caixas de hidroxicloroquina Foto: Reprodução/Live do Facebook do Bolsonaro

Nesta segunda-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a cloroquina no combate à Covid-19 e defendeu o uso medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes com sintomas leves da doenças. A declaração foi dado a jornalistas no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro disse que pretende conversar sobre o assunto com o ministro da Saúde, Nelson Teich.

– O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco. [Para] pessoas com comorbidades ou de idade, já deve ser usada a hidroxicloroquina – apontou.

O presidente afirmou também que, apesar de ainda não ter confirmação científica sobre a eficácia da cloroquina, o medicamento pode ser um “alento para essa quantidade enorme de óbitos” no Brasil.

– Apesar de saberem que não tem confirmação científica da sua eficácia, mas como estamos em uma emergência, a cloroquina, que sempre foi usada desde 1955, e agora com a azitromicina, pode ser um alento para essa quantidade enorme de óbitos que estamos tendo no Brasil – destacou.

Atualmente, o Ministério da Saúde incluiu a sugestão do uso do medicamento em pacientes com casos graves e médios de Covid-19. Bolsonaro afirmou que a cloroquina já está sendo usada em todo o Brasil e que é importante também o uso no SUS.

– Está sendo usado largamente no Brasil, mas não na rede SUS. Na rede SUS o médico tem uma cartilha, que é o protocolo, se ele usa algo diferente daquilo ele vai ser responsabilizado. E lá está escrito que é apenas para caso grave – apontou.

Leia também1 Testes de Bolsonaro para Covid deram negativo. Veja laudos
2 Rosangela Moro é dispensada de cargo no governo federal
3 'Quem ficar parado vai morrer de fome', afirma Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.