Leia também:
X Ana Paula Henkel comenta regras da aposentadoria

Bolsonaro: “Daremos início à Lava Jato da Educação”

Presidente comentou acordo entre o Ministério da Justiça e o MEC para investigar indícios de corrupção

Henrique Gimenes - 15/02/2019 19h22 | atualizado em 15/02/2019 19h24

Assinatura do acordo para investigar o MEC Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro, comentou, nesta sexta-feira (15), um convênio firmado entre os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Ricardo Vélez (Educação) para investigar indícios de corrupção no Ministério da Educação (MEC). A iniciativa foi assinada nesta quinta-feira (14).

De acordo com Bolsonaro, a medida, chamada por ele de “Lava Jato da Educação”, visa garantir que os investimentos sejam aplicados de maneira correta e garantindo resultado. O documento contém ainda as assinaturas de representantes da Advocacia Geral da União (AGU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

– Muito além de investir, devemos garantir que investimentos sejam bem aplicados e gerem resultados. Partindo dessa determinação, o Ministro Professor Ricardo Vélez apurou vários indícios de corrupção no âmbito do MEC em gestões passadas. Daremos início à Lava Jato da Educação – escreveu.

De acordo com o MEC, a intenção é “apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores”. O documento que dá início a uma “ampla investigação interministerial” irá , de acordo com Vélez, “apurar todos os desvios praticados por pessoas que usaram o MEC e as suas autarquias como instrumentos para desvios”.

Entre os exemplos apontados estão os “favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino à distância e irregularidades em universidades federais”.

Leia também1 Bolsonaro volta ao Palácio do Planalto após cirurgia
2 Mourão: "Presidente vai botar ordem na rapaziada dele"
3 Vélez e Moro se juntam para investigar corrupção no MEC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.