Leia também:
X Polícia instaura inquérito para apurar acusações contra Prior

Bolsonaro critica médicos que omitem sucesso da cloroquina

"Esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram", disse o presidente

Rafael Ramos - 08/04/2020 11h05 | atualizado em 08/04/2020 12h36

Bolsonaro disse que dois médicos se recusam a divulgar o que os curou da Covid-19 Foto: Folhapress/Pedro Ladeira

Através do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus. Ele afirmou que sempre buscou “tratar da vida das pessoas em primeiro lugar”.

Bolsonaro disse que fez contato com dezenas de médicos e chefes de estados de outros países, que mostraram que o uso do medicamento tem se mostrado eficaz na luta contra a doença. Entretanto, sem citar nomes, ele criticou a ação de dois médicos brasileiros que se recusam a dar informações sobre o método.

– Dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da Covid-19. Seriam questões políticas, já que um pertence a equipe do governador de São Paulo. Acredito que eles falem brevemente, pois esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram. Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil.

O médico da equipe de João Doria a que Bolsonaro se refere é David Uip. Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Uip não quis responder ao apresentador José Luiz Datena quando perguntado se ele fez uso da hidroxicloroquina.

O outro médico em questão é o cardiologista Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês. Na segunda-feira (6), ele foi entrevistado pela Jovem Pan e, ao ser questionado se havia usado o medicamento para se tratar da Covid-19, Kalil se limitou a dizer que tomou várias medicações.

Já nesta quarta (8), uma hora após a publicação do presidente, o médico revelou que fez uso da cloroquina e reforçou que, independente das ideologias, se há uma medicação que pode trazer benefícios, ela “tem que ser utilizada e ponto”.

Leia também1 Curado, médico defende uso da hidroxicloroquina
2 David Uip foge novamente de pergunta sobre cloroquina
3 PGR arquiva denúncia feita por petista contra Bolsonaro
4 Mandetta anuncia liberação da cloroquina contra Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.