Leia também:
X Ao STF, PGR pede a liberdade de Eustáquio e Sara Winter

Bolsonaro critica Edson Fachin: “Soltou 30 mil vagabundos”

Presidente criticou decisões do ministro do STF durante a pandemia

Thamirys Andrade - 18/06/2021 15h26 | atualizado em 18/06/2021 15h27

presidente jair bolsonaro live quinta-feira 17/06/21
Presidente Jair Bolsonaro durante transmissão ao vivo ao lado do major e deputado Victor Hugo e da intérprete de Libras Elizângela Ramos Foto: Reprodução

Em live nesta quinta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin por proibir operações policiais durante a pandemia e liberar detentos das cadeias.

– O ministro Fachin proibiu os policiais de fazerem operações em comunidades, proibiu o sobrevoo de helicópteros nessas áreas também, e se não me engano, foi o próprio Fachin que libertou mais de 30 mil vagabundos por ocasião da pandemia – declarou o presidente, após comentar a morte de dois policiais militares na Baixa Fluminense do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira.

O ministro Fachin expediu habeaus corpus coletivo em dezembro de 2020 para que os presos do grupo de risco da Covid-19 fossem beneficiados com prisão domiciliar. A medida contemplaria detentos em penitenciárias superlotadas e em regime semiaberto que não cometeram crimes violentos. 41 mil presos podem ter sido contemplados, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em junho do ano passado, o ministro também emitiu decisão liminar proibindo provisoriamente a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia, exceto em “hipóteses absolutamente excepcionais”.

Leia também1 Randolfe e Renan abandonam sessão da CPI que ouve médicos
2 Na companhia de Feliciano e Malafaia, Bolsonaro vai a Belém
3 Moro admite a apoiadores que pode disputar a Presidência
4 CPI quer convocar Facebook e Youtube para enquadrar lives
5 Queiroga, Pazuello, Nise e mais 11 viram investigados pela CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.