Leia também:
X Casa Branca: Trump é acusado porque não pode ser vencido

Bolsonaro: “Coronel é cotado para embaixada em Israel”

Entre 2013 e 2015, Paulo Jorge de Nápolis foi foi adido militar na embaixada brasileira em Tel Aviv

Henrique Gimenes - 10/12/2019 16h10

Presidente da República, Jair Bolsonaro Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (10) que o coronel da reserva Paulo Jorge de Nápolis é cotado para assumir o comando da embaixada do Brasil em Israel.

Na semana passada, a Folha de S.Paulo noticiou que o presidente decidiu indicar o militar, que trabalha na empresa aeroespacial IAI (Israel Aerospace Industries), para a representação diplomática.

Na saída do Palácio do Alvorada, onde parou para conversar com um grupo de eleitores, o presidente avaliou como natural fazer uma troca neste momento, uma vez que o diplomata Paulo César Meira de Vasconcellos assumiu a função em 2017.

– A ideia é trocar, não quer dizer que seja aquele coronel. Existe a intenção de trocar, o que é natural. É natural trocar. O coronel está no radar, não quer dizer que seja ele. Ele foi adido militar por três anos lá – disse.

Entre 2013 e 2015, o coronel foi adido militar na embaixada brasileira em Tel Aviv.

Na função, que o Brasil mantém em cerca de 50 países, ele foi responsável pela interlocução entre os canais diplomáticos brasileiros e israelenses na área de defesa.

Depois de voltar ao Brasil, ele serviu como oficial de ligação entre os adidos militares no exterior, os 40 adidos estrangeiros baseados em Brasília e o Estado-Maior do Exército.

Antes, havia sido comandante do centro de instrução de operações especiais da Força. O coronel é formado na turma de 1987 da Academia Militar das Agulhas Negras.

Não há tradição no Brasil, como nos Estados Unidos, de enviar empresários para representar o país no exterior.

No passado, políticos importantes sem cargo público eram frequentadores da representação em Lisboa, e a posição na Agência Internacional de Energia Nuclear, em Viena, foi ocupada por um físico especializado no tema.

*Folhapress

Leia também1 Moro diz que pacote anticrime tem medidas "muito positivas"
2 Bolsonaro critica atenção que mídia dá a Greta Thunberg

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.