Leia também:
X Covid-19: Confira como estão os serviços públicos básicos

Bolsonaro coloca militar na Agência Nacional do Petróleo

A ANP é responsável por regular os setores de petróleo e combustíveis do país

Pleno.News - 17/03/2020 15h33 | atualizado em 17/03/2020 18h15

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça (17) a nomeação do contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia para comandar a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Ele vai substituir o engenheiro Décio Oddone, que pediu renúncia em janeiro.

Na reserva desde 2012, Saboia é hoje superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas, da Marinha. Sua nomeação é vista como um sinal de influência do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, sobre o presidente da República.

A ANP é responsável por regular os setores de petróleo e combustíveis do país, definindo regras e fiscalizando desde a exploração até os postos de combustíveis. Nos últimos anos, ajudou o governo a turbinar a arrecadação com a realização de leilões bilionários de áreas exploratórias.

Segundo seu currículo publicado em uma rede social, Saboia foi coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, comandante da Força de Superfície e sub-chefe de Organização do Comando de Operações Navais. Foi ainda integrante do Estado-Maior Internacional, órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA) para assessoria técnica, consultiva e educativa em assuntos militares. Seu nome terá ainda de ser aprovado pelo Senado.

Egresso da Petrobras, Oddone decidiu antecipar o fim do seu mandato em carta enviada ao governo no dia 26 de janeiro, alegando que já havia cumprido uma missão e que deixaria o governo livre para escolher o diretor-geral antes de outras duas vagas da diretoria cujos mandatos também se encerram em 2020.

Oddone ficaria até o dia 27 de março, para participar de cerimônia de assinatura dos contratos do megaleilão do pré-sal na semana passada, mas o evento foi cancelado. Ele foi exonerado também nesta terça.

– Agora é hora de desejar sucesso ao meu substituto – afirmou em carta.

*Folhapress

Leia também1 Covid-19: Confira como estão os serviços públicos básicos
2 65 anos! Bolsonaro diz que fará "festinha" de aniversário
3 Covid-19: Governo deve usar hospitais das Forças Armadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.