Leia também:
X Lewandowski dá a Lula acesso a mensagens vazadas por hackers

Bolsonaro cobra de fabricantes pedido de registro das vacinas

"Por que eles não apresentam documentação na Anvisa?", questionou o presidente

Thamirys Andrade - 28/12/2020 13h34 | atualizado em 28/12/2020 14h10

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Anderson Riedel

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou dos fabricantes das vacinas o pedido de registro delas na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele defende que a responsabilidade da oferta dos imunizante são dos “vendedores” e que o Brasil é uma grande oportunidade de mercado consumidor.

– O Brasil tem 210 milhões de habitantes; um mercado consumidor, de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que eles, então, não apresentam documentação na Anvisa? Pessoal diz que tenho que… Não, não. Quem quer vender… Se eu sou vendedor, eu quero apresentar – afirmou ele antes de pegar um voo para Santos (SP).

O presidente ainda reafirmou não se sentir pressionado pelo início das campanhas de vacinação pelo mundo e voltou a dizer que não apressará a Anvisa.

– Falei que não estava preocupado com pressão. Falei mesmo. Porque nós temos que ter responsabilidade. Certas coisas não podem ser correndo, você está mexendo com a vida do próximo. Se eu vou [à] Anvisa, que é um órgão de Estado, [e digo] “corre aí”, eu estou interferindo – argumentou.

VACINAÇÃO NO MUNDO
Até a tarde desta segunda-feira (28), 43 nações já tinham iniciado suas campanhas de imunização. Entre elas estão o Reino Unido, os EUA, Israel, a Rússia, o México, o Chile, a Arábia Saudita e outros 27 países da União Europeia. Dos 43 países, 39 estão utilizando a vacina da Pfizer/BioNTech, que apresentou 95% de eficácia nos estudos clínicos.

Leia também1 Bolsonaro: "Entre 'eu' e a vacina da Covid tem uma tal de Anvisa"
2 Mourão usa cloroquina, Annita e Azitromicina contra Covid-19
3 Pazuello: Estados vão receber vacina simultaneamente
4 100% eficaz: AstraZeneca diz ter achado "fórmula vencedora"
5 OMS diz que 1% da população mundial foi infectada pela Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.