Leia também:
X Em ano de eleição, filme aborda revolução conservadora no país

Bolsonaro celebra flexibilização do porte de armas após Brasil ter menor taxa de homicídios da série histórica

2021 registrou queda de 7% no índice, segundo o FBSP

Pierre Borges - 21/02/2022 12h11 | atualizado em 21/02/2022 12h22

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução/YouTube/Foco do Brasil

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) informou nesta segunda-feira (21) que o número de homicídios no Brasil caiu 7% no ano passado, chegando ao menor patamar da série histórica. Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu o índice à flexibilização do porte de armas.

– Vocês viram que o número de homicídios por arma de fogo caiu para o menor número histórico. Agora, a imprensa não fala que, entre outras coisas, a liberação das armas para o cidadão de bem [contribuiu para isso]. O “cara” pensa duas vezes antes de fazer uma besteira. Agora, se tivesse aumentado, quem era o culpado? Nem precisa dizer – disse a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Em 2021, o Brasil registrou 41.069 mortes violentas intencionais. O número é o menor desde 2007, quando o FBSP começou a coletar os dados. O levantamento leva em consideração as mortes decorrentes de três crimes: homicídio doloso (feminicídio incluso), latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte.

Até a recente divulgação, 2019 havia sido o ano com a menor taxa de homicídios da série histórica, registrando uma queda de 19% em relação a 2018 e um total de 41.730 mortes violentas. Em 2020, o país sofreu uma alta de 5,7%, em plena pandemia, e somou um total de 44.118 mortes violentas.

Com exceção de 2010, quando foram registradas 43.272 mortes violentas, os três últimos anos são os menores da série histórica. Entretanto, até 2011, o FBSP considerava apenas as ocorrências, independente da quantidade de vítimas. Assim, um crime que deixou dois mortos, ou mais, aparecia no levantamento como se houvesse apenas uma morte.

Leia também1 Rebeca Nemer relembra luta de sua mãe contra a Covid
2 Samuel Messias lança single e clipe de Gerado no Altar
3 Em ano de eleição, filme aborda revolução conservadora no país
4 Gusttavo Lima se manifesta sobre suposta filha adolescente
5 Petrópolis: Sobrevivente de 2011 morre em ônibus arrastado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.