Bolsonaro: “Caem homicídios, violência e falácias”

Presidente usou redes sociais para celebrar índices positivos de seu governo

Ana Luiza Menezes - 14/02/2020 18h36

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Carolina Antunes

Nesta sexta-feia (14), o presidente Jair Bolsonaro comentou a queda no número de assassinatos no país. Ele usou as redes sociais para destacar que houve uma redução de 19% nos casos de homicídio no ano passado.

– Em nosso governo caem os homicídios, a violência e as falácias – escreveu.

Publicação de Bolsonaro em uma rede social Foto: Reprodução

A frase do mandatário rebateu críticas da imprensa, que nesta sexta divulgou dados positivos contabilizados em seu governo.

Em uma segunda postagem, ele avaliou seu primeiro ano como presidente.

– 2019, nosso primeiro ano de governo: O menor índice de assassinatos da década. Estamos do lado certo – declarou.

Em segundo post, Bolsonaro avaliou seu primeiro ano como presidente Foto: Reprodução

Além de Bolsonaro, o ministro da Justiça, Sergio Moro, também se pronunciou sobre as estatísticas e parabenizou o trabalho das forças de segurança.

ENTENDA OS ÍNDICES
O ano de 2019 foi de recuperação da sensação de segurança no Brasil, e isso pode ser comprovado através dos recentes números relacionados ao setor. No último ano, a quantidade de homicídios no país ficou em 41.635, contra 51.558 em 2018, uma queda de 19%. Os números foram divulgados no Monitor da Violência, produzido pelo portal G1 junto com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A análise tomou como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Segundo a publicação, o resultado positivo não ficou localizado apenas em algumas regiões. Todos os estados do país apresentaram redução em 2019 na comparação com 2018. O número registrado é o menor e toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.

E a evolução é ainda mais evidente se for levado em conta que até o ano de 2011 os dados do Fórum se referiam somente a ocorrências, onde pode existir mais de uma vítima. Ainda com esse adendo, o número de 2019, que se refere apenas ao número de vítimas, é menor.

*Atualizada às 21h02

LEIA TAMBÉM+ Número de assassinatos cai 19% em 2019, aponta pesquisa
+ Bolsonaro diz que sua família é atacada o tempo todo
+ Sergio Moro comenta queda do número de homicídios


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo