Leia também:
X Destino político de Flordelis deve ser definido na próxima semana

Bolsonaro aumenta pena para crimes virtuais em até 4 anos

Lei sancionada pelo presidente quadruplica punição máxima pelo crime

Pleno.News - 28/05/2021 15h36 | atualizado em 28/05/2021 17h06

Jair Bolsonaro, presidente da República Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (28) uma lei que torna mais rigorosas as punições para crimes cometidos na internet. Por exemplo, a pena para “hacker”, ou seja, para quem invade o dispositivo eletrônico de outra pessoa ou instituição, foi aumentada de um para quatro anos de prisão. A medida ocorre após uma série de ataques virtuais a sistemas de órgãos do Judiciário e do governo federal, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministério da Saúde.

Durante a pandemia, o uso mais intenso da internet fez disparar as tentativas de fraudes. Em 2020, houve alta de 394% nas ameaças eletrônicas, na comparação com 2019, segundo dados da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa especializada em segurança digital.

A lei que entra em vigor nesta sexta aumenta penas para crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet. A medida foi votada no Senado no início do mês. O principal argumento para a aprovação do projeto foi o aumento significativo durante a pandemia do coronavírus dos casos de fraudes eletrônicas.

A Secretária-Geral da presidência da República justificativa que “a sanção presidencial visa tornar a legislação mais rigorosa, a fim de proteger os consumidores e as instituições contra os ilícitos cibernéticos, tendo em vista o quantitativo relevante de prejuízos causados por este tipo de atos criminosos”, afirmou a Secretária-Geral da Presidência da República no texto de justificativa.

* Estadão

Leia também1 Destino político de Flordelis deve ser definido na próxima semana
2 Vice-líder da Maioria diz que CPI está indo 'por caminho perigoso'
3 Saúde cria ordem de vacinação de profissionais da Educação
4 No Rio, helicóptero usado pela Record TV é atingido por tiro
5 "Para tristeza da esquerda, ela voltou", diz Hang sobre estátua

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.