Leia também:
X Bolsonaro visita região em que cresceu, e vê sua mãe

Bolsonaro age para impedir STF de abrir inquérito sem aval do MPF

Presidente e advogado-geral da União entraram com ação para suspender artigo 43 do regimento interno da Corte

Pleno.News - 20/08/2021 18h35

Bolsonaro entrou com ação no STF para impedir que Corte abra investigação por conta própria Foto: Isac Nóbrega/PR

Em novo capítulo da briga aberta com o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro questionou o artigo do regimento interno da Corte que permite a abertura de investigações de ofício, sem necessidade de aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). A norma foi usada, por exemplo, para instaurar o inquérito das fake news que atingiu a rede de apoiadores de Bolsonaro.

Em ação enviada ao STF na tarde desta quinta-feira (19), a Advocacia Geral da União (AGU) pediu a suspensão liminar do texto até o julgamento definitivo do tema no plenário do tribunal. A AGU argumenta que o artigo viola preceitos fundamentais, como os princípios acusatório, da vedação de juízo de exceção e da segurança jurídica.

O artigo questionado é o 43 do regimento interno da Corte, segundo o qual ‘ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição’. A previsão é atípica, porque a Justiça brasileira preserva o princípio acusatório, ou seja, um órgão apresenta o pedido de investigação e eventualmente uma denúncia, frequentemente o Ministério Público, e outro julga.

O governo argumenta que a norma abre brecha para o acúmulo de funções nas mãos dos ministros, o que em sua visão provoca uma espécie de distorção.

– Ao inserir o Ministro designado em uma posição de juiz apurador, supervisor e curador das funções ministeriais, o artigo 43 do RISTF cria, em contraste ao juiz de garantias, a anômala figura do ‘juiz à margem das garantias’ – diz um trecho da ação.

*AE

Leia também1 Bolsonaro entrega pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
2 Bolsonaro visita região em que cresceu, e vê sua mãe
3 Pr. Silas Malafaia aponta Moraes como 'ditador-mor da toga'
4 Bolsonaro cogita "desobedecer" decisões do STF, diz colunista
5 Otoni de Paula: 'Apontam nos aliados para atingir o capitão'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.