Leia também:
X Guardas municipais decidem entrar em greve no RJ

Bolsonaro afirma que reforma administrativa “está madura”

Presidente passou os últimos dias debatendo o tema com sua equipe

Pleno.News - 20/02/2020 16h30

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes Foto: Marcos Corrêa/PR

Após uma série de adiamentos do envio da reforma administrativa ao Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (20) que o texto está maduro.

– A questão da reforma administrativa está madura agora. Não podemos apresentar uma reforma e depois nós mesmos buscarmos deputados e senadores para que ela venha a ser corrigida – disse durante cerimônia para lançamento de crédito imobiliário no Palácio do Planalto.

O texto que vai alterar as regras para novos servidores federais está em gestação desde o ano passado no governo. Bolsonaro chegou a afirmar que ele seria entregue ao Legislativo ainda em 2019, mas a falta de consenso levou a uma série de adiamentos.

Outra promessa foi feita de que a proposta chegaria às mãos dos parlamentares nas primeiras semanas de atividade legislativa desse ano, mas agora deve ficar apenas para março.

Com divergências entre a equipe política e econômica, o texto está em fase final de elaboração e aos cuidados do próprio Bolsonaro, que passou os últimos dias debatendo o tema com sua equipe.

No mesmo evento, Guedes também defendeu os “palpites” de Bolsonaro.

– O presidente tem 60 milhões de votos e não vai dar palpite na reforma? Tem que dar! – disse, em referência aos quase 58 milhões de votos que Bolsonaro obteve em 2018.

E continuou.

– A [reforma] administrativa, o presidente está dando uma olhada, fazendo algumas mexidas que são corretas. A turma técnica sonhando com um futuro de administração pública completamente despolitizada e desaparelhada. Então, a técnica vai lá na reforma administrativa e coloca: ‘olha, o funcionário público não pode ter filiação partidária’. Aí o presidente fala: ‘espera aí, o exercício da política é o direito da liberdade, o sujeito que é funcionário público pode escolher o partido dele’ – afirmou.

Ele justificou a demora do envio do texto pelos ajustes necessários.

*Folhapress

Leia também1 Web reage a Gilmar, Doria e Maia: "Somos todos Bolsonaro"
2 Alcolumbre quer explicação de gen. Heleno sobre chantagem
3 "Deixem o homem governar", diz Malafaia sobre Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.