Leia também:
X TSE rebate Bolsonaro sobre 2018: ‘Nada de anormal com o sistema’

Bolsonaro: A contagem de votos atual não tem transparência

Presidente voltou a defender mudança no atual método de votação e apuração das eleições

Paulo Moura - 05/08/2021 11h45 | atualizado em 05/08/2021 14h51

Bolsonaro durante entrevista concedida à rádio 93 Foto: Reprodução

Durante sua participação no Debate 93, da rádio 93FM do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a implementação do voto impresso auditável. Durante a entrevista, o chefe do Executivo afirmou que não há transparência com o método atual de votação e apuração dos votos.

– Todo ato administrativo, e o ato de votar é um ato administrativo, tem que ter publicidade, tem que ter transparência, o que não tem no momento – disse.

O chefe do Executivo pediu que o Brasil siga o método utilizado em países como o Paraguai, que imprimem o voto, e rebateu alegações feitas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de que o equipamento teria dificuldade de ser transportado para lugares distantes. Segundo Bolsonaro, as Forças Armadas já fazem esse trabalho.

– As Forças Armadas vão fazer esse trabalho, como sempre fizeram; então, o medo do voto em cédula, sem contato manual, tendo um sistema auditável, é por parte do senhor ministro Barroso que deveria agir justamente de maneira contrária – declarou.

Bolsonaro disse também que já chegou a conversar com o governo paraguaio para obter uma contribuição do sistema de votação daquele país ao sistema brasileiro. De acordo com o chefe do Executivo, o presidente do Paraguai, Mario Abdo, deixou servidores da Justiça Eleitoral daquele país à disposição do Brasil.

– É duro ouvir o presidente do TSE, o ministro Luís Barroso, ser contrário ao voto democrático, contrário à contagem pública de votos – completou.

Leia também1 Registros virtuais de invasão ao sistema do TSE foram perdidos
2 Em ato falho, Renan diz que pode "produzir provas" na CPI. Vídeo!
3 E-book ensina a vencer batalhas espirituais através da oração
4 Henkel desmente Tabata Amaral sobre voto impresso auditável
5 Ação da PF prende 3 suspeitos de fraudar o auxílio emergencial

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.