Leia também:
X Carlos compartilha foto com o pai: “Tudo indo muito bem”

Boletim: Jair Bolsonaro vai dar início à dieta cremosa

Avaliação mostrou melhora no quadro do presidente

Rafael Ramos - 14/09/2019 19h55 | atualizado em 14/09/2019 20h00

Bolsonaro mostrou evolução no quadro pós-cirúrgico Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro passará a se alimentar com uma dieta cremosa (com papinhas e sopas mais espessas) já no jantar deste sábado (14), segundo o médico Antônio Macedo, responsável pela cirurgia pela qual passou o presidente. A decisão foi tomada após avaliação médica no fim desta tarde, o que mostra evolução na recuperação do presidente. Na manhã deste sábado, o médico afirmou que a nova fase na alimentação deveria ter início nesta noite ou na manhã de domingo (15).

Até então, Bolsonaro era alimentado apenas por nutrição parenteral endovenosa e a dieta líquida (chá, gelatina e caldo ralo). Segundo Macedo, o presidente ainda deve receber 2 mil calorias por dia pela nutrição endovenosa, que será reduzida aos poucos se o intestino receber bem a “sopinha de mandioquinha de 200 ml” inserida a partir desta noite.

– Se ele aceitar bem, é um bom sinal. A dieta cremosa já nutre a pessoa – disse Macedo.

As visitas continuam restritas e não há previsão de alta até o momento, mas a estimativa ainda é a de que o presidente seja liberado até terça-feira (17), conforme a evolução na alimentação. O processo de reintrodução dos líquidos na dieta tem que ser feito aos poucos para evitar mal-estar, vômitos e inchaço abdominal.

Ainda de acordo com os médicos, o paciente está sem febre e sem dor e dá sinais de melhora dos movimentos intestinais. Bolsonaro também faz sessões de fisioterapia respiratória e motora, que incluem caminhadas no corredor do hospital.

Nesta sexta-feira (13), os médicos retiraram a sonda nasogástrica do presidente, que ficava conectada ao seu nariz e ia até o estômago. O tubo, colocado na terça (10), tinha a função de ajudar na saída da grande quantidade de ar que se acumulou no estômago e no intestino do paciente.

Com a retirada da sonda, Bolsonaro também voltou a receber a dieta líquida, suspensa na terça e substituída pela nutrição endovenosa. Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, na região sul de São Paulo, onde foi submetido no domingo (8) à quarta cirurgia desde que sofreu uma facada durante um ato de campanha em setembro de 2018.

O presidente caminhou neste sábado e está bem-humorado, de acordo com o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros.

– Hoje o doutor Macedo teve que dar um puxão de orelha porque o presidente queria ir ao jogo do Palmeiras. Ele disse que tem um segurança dele que é um bom porta-bandeira e poderia segurar o suporte de alimentação – afirmou o porta-voz, em tom de brincadeira.

À tarde, o presidente caminhou e recebeu a visita de irmã, cunhado e sobrinho. “Ele está superbem”, disse Rêgo Barros, em conversa com os jornalistas. O presidente está acompanhado da mulher, Michelle, do filho Carlos e de assessores próximos. No começo da noite, Carlos Bolsonaro tuitou uma foto com o pai, assistindo a um jogo de futebol, e afirmou que está “tudo indo muito bem”.

Carlos Bolsonaro publicou foto ao lado do pai no hospital Foto: Reprodução

Segundo o porta-voz, Bolsonaro não tem conversado com ministros. No fim da tarde, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, passou pelo hospital, como já havia feito na sexta e no dia da cirurgia. A passagem do ministro foi breve – durou menos de 15 minutos – e ele saiu sem responder aos jornalistas se esteve com o presidente.

O presidente ficará fora do cargo mais tempo do que previa, atendendo a orientações médicas. A previsão inicial era que ele reassumisse a cadeira na sexta-feira, mas a equipe sugeriu período mais longo de descanso. O vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o posto até terça (17).

Na tentativa de mostrar que está bem de saúde, Bolsonaro fez na noite de quinta-feira (12) uma live para as redes sociais do quarto do hospital onde está internado. Usando roupa hospitalar e a sonda nasogástrica, ele demonstrou sinais de cansaço na voz e anunciou que, por recomendação médica, falaria pouco. Na transmissão online, que durou cerca de três minutos, o presidente enumerou o que classificou como “coisas boas para informar ao Brasil”.

Segundo a Presidência, Bolsonaro estará restabelecido a tempo de discursar na Assembleia Geral da ONU, em 24 de setembro, daqui a dez dias, em Nova Iorque. No último domingo, os médicos corrigiram uma hérnia que surgiu na região do abdômen em decorrência das múltiplas incisões feitas no local nos últimos meses. A operação durou cinco horas e foi considerada bem-sucedida.

Logo após a cirurgia, Bolsonaro vestiu uma cinta elástica para pressionar o abdômen operado e ajudar no processo de recuperação. O surgimento da chamada hérnia incisional já era esperado pelos médicos que atendem o presidente, em razão da série de intervenções feitas na região da barriga do paciente para tratar os danos provocados pelo ataque.

O então presidenciável foi esfaqueado por Adélio Bispo de Oliveira em 6 de setembro de 2018. O autor do crime está preso desde então. A hérnia ocorreu porque, em virtude do enfraquecimento da parede muscular do abdômen, uma parte do intestino passou por uma cavidade desse tecido. As sucessivas incisões na barriga fragilizaram o músculo, o que fez com que a porção do órgão e uma camada de gordura rompessem a membrana, criando uma saliência sob a pele.

* Folhapress

Leia também1 Carlos compartilha foto com o pai: "Tudo indo muito bem"
2 Jair Bolsonaro pode ter alta segunda ou terça-feira
3 Mesmo internado, Bolsonaro queria ir a jogo do Palmeiras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.