Leia também:
X Dias Toffoli nega suspensão de evento com tanques em Brasília

Blindados militares realizam desfile pelas ruas de Brasília

Evento marcou a entrega, ao presidente, do convite para participação de demonstração operativa que ocorrerá no dia 16 de agosto

Paulo Moura - 10/08/2021 08h36 | atualizado em 10/08/2021 11h47

Blindados desfilaram por Brasília nesta terça Foto: PR/Marcos Corrêa

Por volta das 8h30 desta terça-feira (10), começou o desfile de veículos blindados e armamentos integrantes da Operação Formosa pelas ruas de Brasília. A prática ocorre desde 1988 e consiste em uma operação de treinamento do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás. Neste ano, o evento de demonstração acontecerá no dia 16 de agosto.

Já o evento desta terça, com o desfile dos veículos blindados, marca a entrega do convite da demonstração operativa, que ocorrerá no próximo dia 16, ao presidente Jair Bolsonaro. Apesar de a oposição acusar o desfile de ser uma forma de intimidação aos deputados pela votação da PEC do voto auditável, a Marinha negou a alegação e disse que o evento já estava marcado antes da pauta do Congresso.

– Cabe destacar que essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no Plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma ou [com] qualquer outro ato em curso nos Poderes da República – afirmou a Marinha.

Segundo a Marinha, 14 veículos devem ficar expostos em frente ao prédio da Marinha na Esplanada dos Ministérios. Além do presidente, também serão convidados para a demonstração do próximo dia 16 o vice-presidente, Hamilton Mourão, ministros, o presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

– A entrega do convite ao presidente da República foi planejada para contemplar um comboio composto por algumas das principais viaturas, cujo total da Operação é 150, e que iniciaram o deslocamento para o Planalto Central desde o dia 08 de julho – informou a Marinha, em nota.

Leia também1 Comissão da Câmara aprova PEC que prevê "distritão" e coligações
2 Programa de Sikêra aos domingos deve disputar com Huck
3 Esposa de pastor comete suicídio e deixa marido com 5 filhos
4 Braga Netto convoca comandante do Exército para desfile de tanques
5 Rayssa Leal é a atleta mais citada em rede social na Olimpíada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.