Bia Kicis é eleita para comando da CCJ da Câmara com 41 votos
Colegiado é considerado o mais importante da Câmara por ser parada obrigatória de quase todas as matérias
Paulo Moura - 10/03/2021 12h05 | atualizado em 10/03/2021 12h20

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita, na manhã desta quarta-feira (10), como a nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A parlamentar foi eleita com 41 votos favoráveis ao seu nome contra 19 votos em branco.
Kicis era a única candidata, seguindo a tradição da Câmara na qual as presidências são resultado de acordos entre os partidos, embora seja necessária eleição para confirmar os nomes. O PSOL, porém, decidiu tumultuar a sessão e apresentou a candidatura da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que foi indeferida pela presidência, o que provocou protestos da legenda socialista.
Considerada a comissão mais importante do Legislativo federal, a CCJ é o colegiado responsável por analisar a constitucionalidade das iniciativas e por ser parada obrigatória de quase todas as matérias. Por ser próxima do presidente Jair Bolsonaro, a deputada precisou enfrentar forte resistência tanto por parte da mídia quanto pela oposição ao governo na Câmara.
Leia também1 Aécio vai presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara
2 Zambelli comandará a Comissão de Meio Ambiente da Câmara
3 Após acordo, Bia Kicis deve ser confirmada na CCJ da Câmara
4 Mulheres de direita são maioria na bancada feminina da Câmara
5 Kicis sobre YouTube: "Resposta será lutando no Parlamento"