Leia também:
X Transferência de Lula só será discutida depois de abril

Bebianno: Janaina Paschoal faz críticas a Jair Bolsonaro

Deputada comentou o episódio envolvendo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno

Henrique Gimenes - 16/02/2019 18h57 | atualizado em 16/02/2019 22h01

Deputada Janaina Paschoal Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) comentou, neste sábado, o episódio envolvendo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno. Em suas redes sociais, ela falou que “ninguém sabe por qual razão o Ministro está sendo afastado” e criticou o presidente Jair Bolsonaro.

Bebianno virou o centro de uma crise no governo após matéria do jornal Folha de S.Paulo. A reportagem aponta que o ministro estava envolvido no uso de candidatos “laranjas” pelo PSL nas eleições do ano passado. Após a publicação, ele disse que chegou a conversar com Jair Bolsonaro sobre a denúncia, mas foi desmentido pelo filho do presidente, Carlos Bolsonaro.

Na sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar Gustavo Bebianno. Para Janaina Paschoal, o episódio todo é confuso.

– Amados! Já se iniciou a guerra de narrativas acerca do que está ocorrendo no governo. Uns tentam divinizar Bebbiano, outros Carlos Bolsonaro. Mas a verdade é uma só: ninguém sabe por qual razão o Ministro está sendo afastado – escreveu.

A deputada considera que o presidente precisa mudar sua postura daqui para a frente.

– Vejam, o Presidente tem prerrogativa para admitir e para demitir. Ele sequer precisa dar satisfações, a retirada de uma pessoa do governo pode decorrer até mesmo de incompatibilidade de personalidades. No entanto, é necessário que um Presidente decida. Durante a campanha até era possível fomentar a guerra de todos contra todos e deixar que a situação se acomodasse naturalmente, sem que ninguém ficasse ressentido com o candidato, que era de todos. Mas, no governo, tal postura será insustentável – explicou.

Para a parlamentar, é necessário que um líder adote critérios claros.

– Não tem cabimento um Presidente da República dizer que demitirá uma pessoa passados três dias. As admissões e demissões devem ser decididas e simplesmente comunicadas. Ademais, um líder precisa adotar critérios minimamente claros – apontou.

Janaina também mostrou receio com a crise política por causa de uma indefinição.

– Se é verdade que Bebbiano está saindo por um eventual envolvimento com as supostas laranjas, outro membro da equipe citado em situação ainda mais problemática deve ser afastado também. No mais, não estou defendendo ou acusando quem quer que seja, estou preocupada com o engessamento de um país que já não aguenta mais. Crises, por força de questões substanciais, infelizmente, já fazem parte de nossa história. Crise por falta de definição não pode haver – destacou.

Por fim, a deputada apontou que o presidente tem o poder de decidir quem fica e quem sai, então ele precisa “assumir os ônus das decisões”.

– O Presidente saiu de uma cirurgia delicada, ainda está se recuperando. Todos entendemos e oramos por ele. Mas é preciso entender que não é possível conduzir o governo como a campanha. No governo, a caneta está na mão do Presidente, ele terá que assumir os ônus das decisões – concluiu.

Leia também1 Ministro Bebianno afirma que "tendência" é ser exonerado
2 Após demissão, Bebianno publica texto sobre lealdade
3 Após reunião com Bolsonaro, Bebianno deve sair do governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.