Barroso quer ‘limitar’ decisões monocráticas no Supremo
Para o ministro, quando apenas um magistrado decide, e não o colegiado, o debate acaba personalizado
Henrique Gimenes - 01/03/2021 17h03 | atualizado em 01/03/2021 17h23

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira (1º) a limitação das decisões monocráticas por integrantes da Corte. Na avaliação dele, quando apenas um magistrado decide, e não o colegiado, o debate acaba personalizado.
– Nós precisamos estancar decisões cautelares monocráticas que imputam ao Tribunal a posição de um único ministro – disse em seminário virtual promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
A discussão reacendeu depois que o decano Marco Aurélio Mello mandou soltar o narcotraficante André do Rap, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e teve a liminar cassada pelo plenário.
Depois disso, ganhou novo fôlego na esteira da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-SP), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelos colegas.
Na apresentação, Barroso ainda lamentou o volume de habeas corpus levados à Corte e disse que o foro por prerrogativa de função “faz mal” ao Supremo. Na avaliação do ministro, deveria haver um filtro mais restrito aos temas enquadrados na competência do STF.
– Nada justifica essa quantidade de habeas corpus que nós julgamos – afirmou.
O evento virtual é dedicado a discutir as tendências do Supremo Tribunal Federal. Barroso defendeu que a Corte aposte no uso da tecnologia para racionalizar a prestação jurisdicional e abreviar o tempo dos processos. Ele defendeu, por exemplo, atenção aos casos de repercussão geral, para evitar eles fiquem na fila aguardando julgamento por muito tempo.
*Estadão
Leia também1 PDT aciona STF para derrubar MP da privatização da Eletrobras
2 Esposa de Toffoli vira sócia de escritório de causas bilionárias
3 STF manda Ministério da Saúde pagar por leitos de UTI em SP
4 Moraes suspende julgamento sobre imposto zero para armas
5 Saiba quanto tempo falta para ministros do STF se aposentarem