Leia também:
X Bolsonaro nomeia n° 2 do Exército como ministro do STM

Barroso nega palestra “Como se Livrar de um Presidente”

Ministro foi ao evento nos EUA, mas o mesmo se chamava "Afastando um Presidente"

Monique Mello - 19/07/2022 17h26 | atualizado em 19/07/2022 18h02

Ministro Luís Roberto Barroso Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Nesta terça-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, por meio de nota emitida por seu gabinete, desmentiu que tenha participado de uma palestra intitulada Como se Livrar de um Presidente, nos Estados Unidos. A informação foi passada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em reunião com embaixadores nesta segunda (18).

O evento em questão foi realizado no Texas em fevereiro e contou de fato com a presença de Barroso como um dos palestrantes. Na época, a participação do ministro chegou a ser divulgada na imprensa, mas sua reação veio apenas após o mesmo ser dito por Bolsonaro.

De acordo com a equipe do ministro, o título da palestra foi Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes. Já o evento, na verdade chamava-se Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina, em vez de Como se Livrar de um Presidente.

Veja a íntegra da nota:
Cumprindo o cansativo dever de restabelecer a verdade diante de mentiras reiteradamente proferidas, o gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso informa que ele jamais proferiu palestra no exterior sob o título “Como se Livrar de um Presidente”. Em evento realizado na Universidade do Texas, a palestra do Ministro foi sobre “Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes”. Tanto o vídeo da apresentação como o texto em que se baseou a palestra são públicos e os links se encontram abaixo.

No evento, foram discutidos temas como separação de Poderes, semipresidencialismo, papel dos tribunais e impeachment. Como alguns dos trabalhos apresentados eram efetivamente sobre mecanismos para afastamento de presidentes na América Latina, os estudantes que organizaram o evento deram-lhe o título de “Ditching a President: Constitutional Design of the Executive Branch in Latin America” (“Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina”). Nenhum dos expositores sequer tocou no tema de eventual impeachment do atual Presidente do Brasil.

Leia também1 Presidente do STF, Fux repudia Bolsonaro por críticas às urnas
2 Dilma: "Bolsonaro cometeu um ato de traição ao Brasil"
3 Esquerda aciona STF por reunião de Bolsonaro com embaixadores
4 Bolsonaro nomeia n° 2 do Exército como ministro do STM
5 Lula deixa de fazer ato em praça e culpa previsão do tempo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.