Barroso e Moraes faltam debate sobre ativismo judicial na Corte
Ministros haviam sido convidados por comissão do Senado
Monique Mello - 06/07/2022 14h32 | atualizado em 06/07/2022 15h17
Os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes faltaram a uma audiência pública para debater o ativismo judicial e o principio da separação dos Três Poderes, realizada nesta segunda-feira (5), no Senado. A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) foi a responsável pela audiência e pelo convite aos magistrados.
O convite, feito desde o dia 21 de junho, se entendeu ao ministro João Otávio Noronha, do STJ, que também não compareceu. O senador Eduardo Girão (PODEMOS-CE), autor da proposta, criticou a ausência dos membros da Corte.
– SUPREMACIA”S/APREÇO AO PAÍS: Min.Barroso e Moraes faltam a debate público ignorando juristas na audiência histórica s/ativismo do STF. Preferem palestras no exterior a dialogar no Senado brasileiro. Irei no caminho oposto: escalada democrática! Já tem outra reunião aprovada. Paz&Bem – escreveu no Twitter.
A proposta considera que ministros da Suprema Corte vêm invadindo competências e precisam dar “satisfações” sobre suas “ações”.
Leia também1 MEC: AGU quer afastamento de Moraes de ação contra Bolsonaro
2 MEC: Defesa de Ribeiro pede que STF anule investigações
3 Fachin formaliza visita da OEA para observar eleições
4 Queiroga defende referendo popular sobre leis de aborto
5 PSD de Kassab fecha acordo para apoiar Tarcísio em São Paulo